Eventos, visitas e boas notícias da agricultura irrigada

- O Seminário Internacional Gestão de Recursos Hídricos em Ambientes Urbanos e Rurais trará as experiências internacionais na gestão de recursos hídricos em ambientes urbanos e rurais à Belo Horizonte no dia 23 de março em evento é promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e faz parte da programação das atividades comemorativas do Dia Internacional da Água.

A partir de 8h30, o coordenador internacional do Projeto Switch, Kala Vairavamoorthy, apresentará os projetos desenvolvidos apoiados pela organização na gestão de recursos hídricos em ambientes urbanos. Switch é sigla em inglês para Sustainable Water Management Improves Tomorrows Citiess Health (Gestão Sustentável das Águas para a Saúde das Cidades do Futuro) e é composto por 32 instituições de 15 países, dentre as quais a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto teve início em 2006 e recebe financiamento da União Européia.

Ainda voltado para a gestão de recursos hídricos em ambiente urbanos, a diretora de Regulação Metropolitana da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Maria Elisa Braz, abordará o trabalho que vem sendo desenvolvido na capital mineira. A Agência RMBH é uma autarquia vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. É responsável pelo planejamento, assessoramento, apoio técnico aos 34 municípios da Grande BH e dos 14 que sofrem influência direta da capital.

À tarde, com a abertura a ser realizada pelo Prof. Dr. Everardo C. Mantovani, da UFV, serão abordadas experiências na gestão ambiental em áreas rurais. O professor de Engenharia de Recursos Hídricos, Darrel Martin, do Departamento de Engenharia de Sistemas Biológicos da Universidade de Nebraska (EUA) apresentará a experiência desenvolvida no estado norte-americano em irrigação de áreas com escassez hídrica. Às 16 horas, o representante da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Antônio Alfredo Teixeira Mendes, apresentará ações desenvolvidas no Brasil.

O Seminário Internacional Gestão de Recursos Hídricos em Ambientes Urbanos e Rurais será realizado no auditório do Crea, na avenida Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Faça aqui a sua inscrição!

O Presidente da ABID, Helvécio Saturnino informa que o rofessor Derrel, antes de retornar para Nebraska, dia 26/03, vai visitar a região do Cerrado e a Fenicafé, Simpósio sobre irrigação do cafeeiro, dia 25/03, em Araguari e relata que tem a expectativa, de que, além do próprio evento, haja mais subsídios para fortalecer a agricultura irrigada no seio do Plano Estadual de Recursos Hídricos, em elaboração em MG.

- HOJE pela manhã recebemos aqui no Laboratório de Hidráulica e Irrigação a visita dos Professores Jefferson Nascimento (UNESP), José Anderson do Nascimento Batista (UNICAMP) e Márcia Maria Lara Pinto Coelho (UFMG) que participaram de Banca de Concurso para Copntratação de Docente no Departamento de Engenharia Civil. Agradecos a visita e o desprendimento em colaborar com a UNESP Ilha Solteira nesta dificil taraefa de escolher bons quadros de Colaboradores!


- WORKSHOP SERINGUEIRA em VOTUPORANGA com a participação da nossa colega no DEFERS Professora Dra. Marineide Rosa Vieira. Será neste dia 20 de março de 2010 no Votuporanga Clube (Rua São Paulo, 4845 - Patrimonio Novo) - Votuporanga - SP.
PROGRAMAÇÃO
08:00 Recepção / café-da-manhã
08:30 Abertura
09:00 Implantação e condução do seringal: José Fernando Canuto Benesi (APABOR)
10:00 Intervalo / coffee break
10:15 Ácaros em seringueira: Marineide Rosa Vieira (UNESP Ilha Solteira)
11:15 Tendências do mercado da borracha natural: Heiko Rossmann (APABOR)
12:00 Encerramento

Iinformações e inscrições na APABOR (Rua Mirassol, 2859 - Vila Redentora - São José do Rio Preto - SP. Telefone: (17) 3235-1088 ou apabor@apabor.org.br.
A Organização é da APABOR, apoiado por diversas entidades e empresas da região.

- Terá início a 5ª Semana da Água da UNESP Ilha Solteira que acontecerá de 22 a 25 de março. A Semana da Água teve seu início em 2006, tendo como objetivo maior unir e divulgar a os diversos Aspectos envolvidos com Área de Hidráulica e de Saneamento, para uma melhor integração com os estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP).
O evento proporciona aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de engenharia e biologia, uma ampla abordagem dos recursos hídricos em seus mais diversos aspectos, bem como quanto às inter-relações com meio-ambiente. Para este fim serão desenvolvidas palestras e debates cujo objetivo será mostrar às conseqüências geradas quando não se adota o uso racional de água e ainda auxilia na conscientização da importância que da Água sob todos os aspectos, bem como as conseqüências geradas pelo seu mau uso ao nosso planeta. Neste ano na programação teremos:
22/03: Os Recursos Hídricos Subterrâneos, com o Geológo Osmar José Gualdi do DAEE - Araraquara
23/03: Controle de Erosões, com o Geológo Gerson Salviano de Almeida Filho do IPT
24/03: Toxicidade de cianobactérias em reservatórios, com o Dr. Alessandro Minillo, Pesquisador FAPESP - FEIS/UNESP
25/03: Sensoriamento Remoto e SIG's em Estudos de Recursos Hídricos, com a Geóloga Lucimari Aparecida Franco Garcia Rossetti, do CEAPLA - UNESP Rio Claro.

A 5ª Semana da Água da UNESP Ilha Solteira acontecerá sempre as 19:30 horas no Anfiteatro D1, no Prédio Central da UNESP Ilha Solteira.

- Enquanto isso em Brasília, nossos Senadores através da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta terça-feira a criação de uma subcomissão que vai analisar se o governo federal cometeu crime de responsabilidade ao não cumprir, entre os anos de 2002 e 2006, o dispositivo constitucional que obriga a União a investir 20% dos recursos orçamentários nacionais destinados à irrigação na Região Centro-Oeste. Os senadores da CRA basearam-se em Aviso do Tribunal de Contas da União (TCU) que, em relatório detalhado, demonstra que só em 2004 foi cumprido o dispositivo estabelecido pela Constituição no inciso I do artigo 42 das Disposições Transitórias. Mais... Se realmente aconteu isso seria lamentável, face aos efeitos multiplicadores da agricultura irrigada em todos os setores econômicos.

- Em Araguari - MG, Produtores, Técnicos, Pesquisadores especialistas em Irrigação, Consultores e Expositores se encontrarão na FENICAFÉ 2010 nos dias 24, 25 e 26 de março de 2010. Já participamos da FENICAFÉ em 2008 e atestamos a grandiosidade deste acontecimento da Cafeicultura do Cerrado Mineiro, região altamente tecnificada, onde congrega simultaneamente 3 eventos:
- XV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado;
- XIII Feira de Irrigação em Café do Brasil;
- XII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.
A Fenicafé é uma realização da ACA em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. Mais informações no site, blog fenicafe.blogspot.com ou pelo telefone: (34) 3242-8888.
A Fenicafé 2010 acontece nos dias 24 a 26 de março de 2010 no Pica Pau Country Clube, em Ararguaria - MG. Email: fenicafe2010@gmail.com

- E em Rio Claro, Cemitério passa a contar com irrigação, evita o desperdício de água e mantem o gramado todo verde.

- Diretora da EMATER/RS fala da iumportância da extensão rural e defende investimentos em tecnologias, como a irrigação. Veja a entrevista...

- Em visita a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró - RN, a governadora Wilma de Faria, inaugurou no dia 15 de março, o Centro Tecnológico do Agronegócio. Um espaço que estreita o relacionamento para a elaboração de projetos e pesquisas entre as universidades UFERSA e UFRN e às entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte. Mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características