Gotejamento economiza milhões de metros cúbicos de água por ano

Migração do sistema de irrigação no Perímetro Mandacaru vai economizar quatro milhões de metros cúbicos de água

Concebido para atender pequenos produtores de frutas, o perímetro irrigado Mandacarú, em Juazeiro, na Bahia, opera com uma infra-estrutura comunitária implementada pelo Governo Federal desde 1971. Por meio de recursos alocados junto ao Ministério da Integração, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf) iniciará o processo de conversão do modelo de irrigação parcelar por sulcos em microaspersão e gotejamento.
Frederico Orlando Calazans Machado, Secretário Executivo da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, revela que a bem sucedida experiência conduzida por um fruticultor local deu base à elaboração do projeto, vencedor do prêmio Eco 2009 pelo grande potencial de uso racional de água e economia de energia.

- A irrigação por sulco não é apropriada para o solo da região por causa da falta de controle do uso da água, que acarreta salinização e assoreamento da parte onde os drenos coletores desembocam no rio São Francisco. Nós observamos isso devido ao carreamento de partículas superficiais do solo e a concentração de resíduos de agroquímicos nesses drenos, que podem causar poluição difusa, afetando a qualidade dos frutos. Com o acompanhamento da experiência na propriedade desse produtor local, que também é engenheiro agrônomo, constatamos a reversão do processo de deterioração e redução da erosão laminar. A economia de água chegou a cerca de 52% da água bombeada normalmente - menciona Machado.

Dependendo da cultura, o custo da irrigação pode variar entre 4% e 12% do investimento, então esses resultados impactam diretamente os custo de produção. Outra questão importante é que a melhoria na qualidade da colheita pode proporcionar um certo incremento de renda aos produtores. A expectativa é que a redução de gastos com energia no perímetro chegue a 36%.

- Responsável apenas pela área comum aos 54 lotes divididos em 400 hectares, a Codevasf desenvolveu o processo licitatório em convênio com a entidade gestora do perímetro (Distrito de Irrigação). O novo modelo contará com tarifação por meio de relógios de medição, construção de reservatórios, estações de bombeamento nos lotes e capacitação pessoal. Além disso, será instalada uma estação meteorológica automatizada para definir lâminas e turnos de rega a serem adotados - revela ele.

Entre outras fruteiras, foram feitas projeções e balanços hídricos relativos à acerola, banana, coco, caju, goiaba, mamão, manga, maracujá e melão. Em geral, não haverão mudanças drásticas de cultivo, mas sim algumas reorganizações com culturas temporárias. O sucesso da migração deve economizar, em média, quatro milhões e quatrocentos mil metros cúbicos de água por ano.

Fonte: Nivea Schunk, 16/03/2010, PORTAL DIA de CAMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características