MARÇO COM CHUVA ACIMA DA MÉDIA NO NOROESTE PAULISTA

Todos os dias desde quinta-feira chove na região de Ilha Solteira com alternância entre precipitações maiores e menores e de forma localizada, com grande dispersão na região, incluindo fortes pancadas de chuva, a estação agroclimatológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registrou até o momento em Ilha Solteira em março 202,1milímetros de chuva, 41% superior ao esperado para o mês de março que tem marca histórica de 143 milímetros, considerando os registros desde 1967.

A maior chuva aconteceu no dia 01 de março com 72,6 milímetros. No ano, a região de Ilha Solteira já acumula 604 milímetros, 10% superior ao esperado para os três primeiros meses do ano e que representa 47% do volume de chuva esperado para o ano todo.

A evapotranspiração média para o mês de março está em 4,1 mm/dia, abaixo da média histórica de 4,4 mm/dia, totalizando no mês 119,4 milímetros, inferior ao volume de chuvas, mantendo na maioria dos casos, os sistemas de irrigação ainda desligados. Evapotranspiração é a quantidade de água perdida pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta pela chuva ou pelos equipamentos de irrigação para a máxima produção das culturas.

Temperatura, umidade relativa e ventos

Mesmo com tanta chuva, o sol brilhou em Ilha Solteira e região por 206,1 horas em março, resultando em uma temperatura média de 26,4°C, alternando entre mínima de 17,9°C e a máxima de 35,7°C. A temperatura média histórica para o mês de março é de 26,6ºC.

Já a umidade relativa do ar no mês, com vários dias de chuva fez a média ficar em 74,6%, mas no dia 10 de março, a mínima chegou a 27,5%, abaixo dos 30%, quando começam os alertas para cuidados com o corpo, em especial pele e sistemas respiratórios.

A velocidade média do vento no mês ficou em 3,6 quilômetros por hora, classificados como ventos calmos e predominantemente de nordeste, com o dia 13 de março registrando a máxima de 38,9 quilômetros por hora.


OUTRAS ESTATÍSTICAS DO MÊS DE MARÇO E HISTÓRICO:
. Histórico de chuva em Ilha Solteira = 143 mm/mês
. Ano mais chuvoso = 2000 com 336 mm/mês e dia mais chuvoso com 42,4 mm/dia
. Março de 2009 = 246,6 mm e máximo de 53,9 mm/dia
. Chuva histórica prevista para o ano = 1279 mm
. Chuva no ano de 2009 = 1671 mm
. Evapotranspiração histórica para março = 4,4 mm/dia


SERVIÇO:
· Área de Hidráulica e Irrigação: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
· Dados históricos do clima: www.agr.feis.unesp.br/clima.php
· Clima Ilha Solteira em março de 2010: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_mar10.htm
· Análise climática do noroeste paulista: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/parque_aquicola_agroclimatologia_noroeste_sp.pdf
· Trabalhos técnicos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php
· BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação: http://irrigacao.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características