Saída de Campo - Córrego do Ipê

No dia 11/03/2010 foi realizada mais uma saída de campo para o Córrego do Ipê, essa saída tem por objetivo realizar o monitoramento hídrico desta microbacia, pois a mesma demonstra importância pelo Plano Diretor da cidade de Ilha Solteira por conviver com uma série de interesses.

Na saída da represa, que fica próximo ao ponto 1, pode-se observar alta infestação de Taboa (Tipha sp.) e a formação de sobrenadante, o que é característico de alta concentração de ferro, como foi confirmado pelo resultado desta análise que resultou em uma concentração de ferro de 5,23 mg/L.
Figura 1: Saída da represa

O ponto 2, que fica localizado na represa do Grêmio XV de Outubro, apresentou um aumento nos parâmetros químicos da qualidade da água, como a Dureza Tota, Cálcio, Magnésio e Ferro Total, quando comparados a coleta do mês de Fevereiro. A dureza total em Fevereiro foi de 30 mg/L, já neste mês o resultado deste parâmetro foi de 46 mg/L. Para o cálcio, magnésio e ferro total, no mês de fevereiro os valores foram de 16, 14 e 0,5 mg/L, respectivamente. Neste mês a concetração de cálcio foi de 28 mg/L, a de magnésio de 18 mg/L e o ferro total obteve o valor de 0,7 mg/L.

Figura 2: Represa do Grêmio XV de Outubro

Figura 3: Represa do Grêmio XV de Outubro, onde pode-se observar uma alta infestação de plantas aquáticas.

No ponto 3, os parâmetros biológicos foram o qua apresentaram os maiores valores entre os quatro pontos monitorados. No mês de fevereiro os coliformes totais chegaram ao valor de 300 NMP/100 ml e não foi verificado a presença de Coliformes fecais. Já neste mês os Coliformes Totais apresentaram o valor de 1380 NMP/100 ml e foi constatado a presença de Coliformes Fecais no valor de 300 NMP/100 ml.

Figura 4: Realização da coleta de água no ponto 3 de monitoramento

Já no ponto 4, também, pode-se observar um aumento de coliformes totais e coliformes fecais. Neste mês os coliformes totais apresentaram o valor de 1200 NMP/100 ml e os coliformes fecais de 180 NMP/100 ml. A presença desse tipo de bactéria na água pode estar relacionada a criação de bovinos que existe perto deste ponto do monitoramento, já que esse tipo de bactéria está presente no intestino desses animais.

Figura 5: Ponto 4 do monitoramento, caracterizado por presença de pastagens e criação de bovinos

O Projeto conta com o apoio financeiro do CNPq e pode melhor ser visto em detalhes no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde há inclusive uma galeria de fotos tiradas durante as campanhas de campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características