Agricultura irrigada em notícia

Disse Theodore Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos: “É muito melhor arriscar-se por coisas grandiosas, almejar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que não sofrem muito, nem gozam muito, pois vivem numa penumbra cinzenta e não conhecem vitórias nem derrotas.”   
Assinamos embaixo o seu pensamento! Ótimo trabalho e uma produtiva semana a todos!

Na quarta-feira (dia 21 de março de 2012) recebemos a visita do Engenheiro Agrônomo Wulf Schimdt da Irriger, que chegou no momento em que estávamos lecionando para a Pós-Graduação. Ato contínuo, colocamos o amigo para contar a sua experiência na empresa especializada em manejo de irrigação e também da temporada que passou no Sudão, trabalhando em um projeto de irrigação com 2,4 milhões de hectares. Além de que aprendemos sobre os rios Nilo Branco (fertilidade) e Nilo Azul (vazão) e suas características. Obrigado Wulf pela visita, venha sempre!




Ontem fizemos a seleção dos interessados em participar da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em nosso projeto de Extensão Universitária "PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO HIDROAGRÍCOLA E AMBIENTAL" desenvolvido há sete anos com o objetivo de democratizar o conhecimento através da interação com as atividades de ensino, pesquisas e extensão com a sociedade utilizando os canais de mídias baseadas na Internet, incluindo redes sociais e relacionamento com a imprensa. Muita alegria e satisfação pela inscrição de 18 alunos dos diferentes cursos da UNESP Ilha Solteira: Agronomia (5), Civil (7), Física (2), Matemática (2) e Mecânica (3). Foram submetidos à entrevistas coletivas e individual, dinâmica de grupo e questionário de avaliação! Obrigado pelo interesse e pela participação!

Serão nossos Bolsistas PROEX 2012 Bruno Felipe Reis da Silva (Engenharia Mecânica) e Rafael Pinho Biazotto (Engenharia Civil). Sejam bem vindos e que vocês encontrem um ambiental adequado para realizarem um ótimo e produtivo trabalho! 

Os canais de mídias atualmente operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, além deste BLOG são: Portal de ConteúdoPortal CLIMACanal no YouTube e IRRIGA-L

O artigos enviados para I Inovagri International Meeting & IV Winotec serão avaliados e selecionados pela Comissão Científica  e originarão 2 edições especiais das revistas IRRIGA: Brazilian Journal of Irrigation and Drainage  e Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - RBAI.

Falando em eventos, o Paraná sediará o CONIRD 2012 na cidade de Cascavel e se este Estado tivesse uma área irrigada maior não teria sofrido tanto com a seca. Estima-se em R$ 3,4 bilhóes a perda com a quebra da safra, aponta Mauro Zafalon, na FSP (24/03/2012, p.B21).

E a Valmont, fabricantes de pivôs centrais reforça a sua atuação nas mídias sociais com a campanha "Passaporte Valley" que distribuirá entradas gratuitas para o Agrishow 2012. A campanha vai até 20 de abril. Veja como participar! E conheça também o blog da empresa emhttp://blog.valmont.com.br/noticias/.

Mais um notícia ótima chegou: nosso artigo "Determining actual evapotranspiration and crop coefficient in large scale using weather station and remote sensing in the northwest of the State of São Paulo, Brazil" foi aceito pela Comissão Organizadora do 7th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops promovido pela ISHS - International Society for Horticultural Science e que será realizado em Geisenheim - Alemanha entre 16 e 20 de julho de 2012.
A conferência está centrada em seis linhas temáticas com foco no uso eficiente da água para aumento da oferta e sua qualidade. Os temas são: Evapotranspiration and canopy processes (keynote speaker: Jochen Schenk), Irrigation scheduling (keynote speaker: Amos Naor), Water quality / water re-use and salinity, Modelling and climate change, Remote sensing (keynote speaker: Lyn Jones) e Water / carbon footprint and socio-economic consequences (keynote speaker: Brent Clothier).
Este trabalho é feito em parceria com o Pesquisador Antonio Heriberto de Castro Teixeira, no projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP e FACEPE e que teve dois artigos aceitos no mesmo Simpósio. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Este projeto resultou também na montagem da  Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista  e do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, onde estão os produtos oferecidos, que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida.

E sete jovens agropecuaristas australianos e um canadense estarão nesta segunda-feira (dia 26 de março) visitando o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para conhecer nossas atividades de pesquisa e extensão.  São agropecuaristas que se destacaram e foram premiados um Bolsas da Fundação Nuffield com viagens pelo mundo para conhecimento da agropecuária desenvolvida nos diferentes países. Estarão acompanhados do Engenheiro Agrônomo Pablo Manfrim, de Auriflama, mas que já esteva à trabalho por um longo período na Austrália.

E a Fundação Rotary em parceria com a UNESP estará oferecendo Bolsas de Estudos para especialistas em Recursos Hídricos. Interessados em se candidatar, pertencentes ao Distrito Rotary 4.480 podem entrar em contato com o Companheiro Roberto Cardieri.

Também esta semana complementaremos com as aulas práticas os estudos desenvolvidos em sala de aula sobre qualidade e disponibilidade da água. Vamos medir vazão, ver "in loco" os cuidados necessários para uma precisa medição e amostragem da água, bem como conhecer os sinais de degradação ambiental que afetam a qualidade da água, com destaque à presença de ferro e sedimentos, fruto de uma má conservação do solo. Estas aulas práticas anteriores, que sempre são realizadas em um mesmo local e são devidamente registradas e os atuais alunos podem observar as mudanças que ocorrem semestre a semestre no local, tanto fisicamente, como na qualidade da água e vazão. O vídeo abaixo ilustra a medição da vazão pelo método do molinete e em nosso canal no YouTube há outros vídeos sobre hidrometria. Podem conferir sem moderação! Também, em outra aula prática, nossos alunos irão percorrer o projeto Cinturão Verde e conhecer estruturas de abastecimento coletivo de água para irrigação e ainda na FEPE-Pomar conhecer os sistemas de irrigação localizados, incluindo o injetor de químicos.
Nas aulas anteriores iniciamos os conceitos e exemplos ligados às propriedades físico-hídricas do solo, climatologia e turno de rega e bibliografia para os estudos posteriores está sugerida em nosso Portal, no canal "Atividades Acadêmicas" - onde serão encontradas as listas de exercícios -  e também disponibilizada no canal "Textos Técnicos".



Agricultura irrigada
O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário de Tocantins, Jaime Café, juntamente com o secretário Nacional de Irrigação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ramon Flávio Rodrigues, embarcou para o Peru, ontem, dia 17, com o objetivo de conhecer as obras do projeto de Irrigação Olmos. Também participarão da viagem institucional o deputado federal Irajá Abreu, além dos membros da diretoria da empresa Odebrecht, responsável pelo Projeto.

Manejo da irrigação favorece a produtividade é o que garante os Pesquisadores da Embrapa Hortaliças que  explicam que ganhos variam de 10 a 30% e a redução do uso de água e energia é de aproximadamente 20 a 30%. A quantidade correta de água e o momento exato da irrigação são pontos-chave em um manejo adequado. Além de economizar água e energia, o controle pode assegurar um melhor desempenho em termos de produtividade e qualidade das hortaliças.

Em visita a Alagoas, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou um novo programa federal, o “Mais Irrigação”, que deverá ser lançado no próximo mês pela presidente Dilma Rousseff.

Programa lançado pelo governo do RS incentiva irrigação nas lavouras e em 25 anos, o Estado deixou de colher 50 milhões de toneladas de grãos. O investimento será de R$ 225 milhões, porém para Cleonice Back o "Programa de irrigação gaúcho é um avanço, mas precisamos de mais", disse no lançamento do "Programa Estadual de Agropecuária Irrigada: Mais Água, Mais Renda" em 14 de março de 2012. O Plano foi lançado depois que seca faz a economia gaúcha desabar. A escassez de chuva que começou a castigar o Rio Grande do Sul em novembro do ano passado e provocará a maior quebra da safra local de grãos desde 2004/05 também vai restringir o desempenho da economia gaúcha neste ano. O tamanho do impacto ainda é incerto, mas a indústria, o comércio e o próprio governo estadual já projetam perdas de receitas, reforçando a tendência de que, ao contrário do que ocorreu em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado deverá crescer menos do que o brasileiro neste ano.

Economia / infra estrutura
O Porto do Pecém e a agricultura irrigada no Ceará é destaque no Diário do Nordeste e a posição geográfica e as ampliações pelas quais o porto passa tornam o local um polo para negócios no NE.

Para BRF, custo com grãos permanecerá alto e o seu Presidente José Antonio Fay, aponta incertezas devido à seca no campo. A Brasil Foods, maior produtora de carne suína e de aves do Brasil, considera que os custos dos seus principais insumos, o milho e a soja, deverão se manter em patamares elevados durante 2012. "Não há razão para os preços subirem mais, mas não deve haver razão para os preços cederem", afirmou o presidente-executivo da BRF, José Antonio do Prado Fay, em teleconferência anteontem, para comentar os resultados da empresa em 2011. (FSP, 24/03/2012, p.B.20)

Em artigo na FSP de 24/03/2012 (p.B.20) o Professor Geraldo Barros considera que o mercado interno é um caminho para a agregação de valor e que o setor de café e lácteos parecem aproveitar melhor essa possibilidade.


Entretenimento / música
Quarenta anos depois, a história do Clube da Esquina continua e o disco agregou participações e provocou novos lançamentos a partir de 1972. Saiba mais sobre esta galera de Minas Gerais e o que aconteceu na música neste ano tão emblemático. Em 2007, os discos Milton Nascimento - Clube da Esquina I e II - 1972/1978 foram remasterizados.  Conheça as músicas do álbum (1)! E saiba mais desta história maravilhosa que influenciou gerações, incluindo a minha!





Mas assista também com Lô Borges, o depoimento do início da amizade entre Milton Nascimento e Lô Borges cantando depois "Um Girassol da Cor do seu Cabelo", e "Trem de Doido" na versão moderna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características