II Inovagri Meeting reune os maiores especialistas em agricultura irrigada

"Dinheiro perdido, nada perdido; Saúde perdida, muito perdido; Caráter perdido, tudo perdido."Provérbio chinês

Esta semana tivemos os primeiro seminários do semestre e os temas versaram sobre os recursos hídricos em geral. As questões ligadas à escassez e qualidade da água estão presentes diariamente nos meios de comunicação e é recomendado que nossos alunos tenham uma formação sólida sobre o tema. Assim, os temas dos seminários da semana que passou foram "Água: vai esperar acabar para economizar?", "Comitês das Bacias Hidrográficas: caracterização e sua importância", "Outorga do direito do uso da água" e "Reservação de água: vantagens e limitações". Na parte da tarde aconteceu a 1a. Prova de Irrigação e Drenagem do semestre.


 Também tivemos nossas aulas da disciplina de Armazenamento com o foco na logística de transporte e rede e estruturas de armazenamento de grão.

POD IRRIGAR e II INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING
Em um tempo em que finalmente o Brasil entende que a agricultura irrigada é uma questão de Estado e garante a sua importância a partir da promulgação da Lei 12.787, de 11 de janeiro de 2013 que trata da Política Nacional de Irrigação, 34 especialistas brasileiros em agricultura irrigada e 32 estrangeiros se encontrarão em Fortaleza a partir deste domingo, dia 13 de abril de 2014 no II INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING para discutir como se pode aumentar ainda mais a eficiência produtiva e do uso da água para a geração de riquezas e assim promover o desenvolvimento sócio-econômico de regiões, Estados e do país, alicerçado pelos sistemas de irrigação.
A experiência de reunir no Ceará especialistas brasileiros e estrangeiros nasceu em 2007 com a primeira edição do chamado Winotec, em Sobral. A ideia frutificou, o modelo de evento em formato diferenciado, integrando e possibilitando discussões amplas, se mostrou acertada e se internacionalizou e nesta que será a quinta edição tendo como Coordenador Geral o Engenheiro Agrônomo Silvio Lima do Instituto Inovagri, foi ainda mais ampliada e agregará também outros eventos simultâneos e se caracterizará como o maior evento da agricultura irrigada da America Latina em 2014. Além dos palestrantes, o Inovagri Meeting deverá reunir em torno de 1.000 participantes que apresentarão trabalhos e participarão de mini-cursos, workshops e  reuniões setoriais, além do lançamento de 2 novos livros.
A UNESP Ilha Solteira estará participando do evento quando participaremos da 3a. Mesa Redonda sobre "Metodologia para a determinação dos coeficientes e das necessidades hídricas das culturas" junto com Richard Snyder da UC Davis, Richard Allen da University of Idaho e Thomas Trout do USDA, reconhecidos especialistas em consumo de água pela plantas. Será um grande desafio estar mais uma vez junto destes Pesquisadores, além do privilégio de representar a UNESP em mais este evento.
Ainda dá tempo para se inscrever. Acesse http://www.inovagri.org.br/meeting/ e faça a sua inscrição! Não perca esta oportunidade!  Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

A UNESP Ilha Solteira esteve presente em todas as edições anteriores deste evento que começou com o nome de WINOTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação e desde a edição de 2012 recebeu o nome de Inovagri International Meeting.  Veja como foi a primeira edição em 2012 do Inovagri Meeting e confira também em vídeo o clima de descontração que rolou entre os Pesquisadores que fizeram as palestras! Há também um álbum inteiro com fotos que preserva a memória daquele evento que contou também com 32 Pesquisadores estrangeiros. Saiba também domo foi a edição de 2007, 2008, 2010 e 2012.

No II Inovagri International Meeting em Fortaleza - CE, além da programação já fechada, trabalhos científicos serão apresentados haverão dois workshops que trarão o estado da arte atual em: (A) 13 de abril de 2014 - Técnicas Avançadas para Dimensionamento de Sistemas de Irrigação Pressurizada em Larga Escala, tendo como Instrutor Nicola Lamaddalena (Diretor do IAMB, Bari, Itália); (B) 15 de abril de 2014 - o Workshop sobre Lisimetria: Instalação, Manejo e Análise dos Dados, tendo como Instrutor Richard Allen (Universidade de Idaho, Estados Unidos). Durante o evento a International Commission on Irrigation and Drainage - ICID  também organizará, no dia 14 abril, o SIDE MEETING ON IRRIGATION AND DRAINAGE IN SOUTH AMERICA. mais uma oportunidade de interação e participação e conhecimento sobre o que acontece na agricultura irrigada no mundo.  A Casablanca Turismo é a agência oficial do evento e responsável por passagens, hospedagens e traslados de palestrantes, convidados e pessoas interessadas em participar do evento.

 No fundo, Silvio Lima confere os detalhes com a sua equipe, enquanto que Nicola Lamaddalena aguarda o momento para começar o seu curso.

 Nicola Lamaddalena do IAM - Bari.

 Abertura do II Inovagri International Meeting.

E no final da noite os santistas que não puderam assistir o jogo lamentam a vitória do Ituano.

Novo artigo
"Utilização do Sensoriamento Remoto Termal na Gestão de Recursos Hídricos" é o mais recente artigo de Morris Scherer Warren da ANA (com Antônio Heriberto de Castro Teixeira, Lineu Neiva Rodrigues e Fernando Braz Tangerino Hernandez) une entidades como a EMBRAPA e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. No artigo os autores discutem os potenciais, as limitações e os desafios da utilização do sensoriamento remoto termal como informação útil na gestão de recursos hídricos. Relata exemplos de trabalhos executados por pesquisadores e entidades que se utilizam do SR em diferentes regiões, com o uso do SEBAL, METRIC e SAFER, este último que tem sido foco do trabalho dos autores e que iniciarão mais um projeto, o "Geotecnologias para quantificação de variáveis hídricas em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra", com financiamento do CNPq na linha temática "Métricas de governança da água".

Ronaldo Cintra Lima segue seu destino e tem novo desafio pela frente
Há exatos 20 anos o Técnico Agrícola Ronaldo Cintra Lima era aprovado em concurso na UNESP Ilha Solteira. Fiz parte da Banca Examinadora. Resolveu trabalhar e fazer cursinho a  noite. Queria ser Engenheiro Agrônomo! Prestou e foi aprovado no Vestibular para Agronomia na UNESP Ilha Solteira. Faltava agora a licença do DEFERS para flexibilizar seu horário de trabalho! Tenho orgulho de fazer parte do grupo de Professores que decidiu autorizar o trabalho do Ronaldo a noite e aos sábados, flexibilizando o seu horário.
Já Engenheiro Agrônomo decidiu que queria ser Mestre e assim se candidatou ao PPG Agronomia e assim concluir também o seu Doutorado foi uma escolha natural. Em 2014 é aprovado em concurso público como Professor da Área de Engenharia Agrícola na UNESP Dracena e assim, o DEFERS "perdeu" um Técnico altamente capacitado, mas a UNESP ganhou um Professor experiente que certamente vai fazer a diferença na região da Nova Alta Paulista.
Parabéns Ronaldo! É uma satisfação desfrutar da sua amizade e da sua capacidade agregadora e técnica.
Natural também foi a decisão do Ronaldo de fazer um "bota fora", uma despedida para os amigos. Não pude estar presente, pois já estava em Fortaleza, mas o momento desta conquista foi tão importante que até o Arnaldo Antunes veio de São Paulo para dar também um abraço e os parabéns ao Ronaldo e claro, em todos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira! Confiram!! E muito mais sucesso a você e família Ronaldão!




A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira fez uma lembrança entregue ao Ronaldo para que "não nos esqueça jamais!"  

Agricultura irrigada - Cana - Café

O Diário do Nordeste reconhece a importância da agricultura irrigada e irrigação em seu Editorial, emq ue enfoca a importância desta técnica e tecnologia para o Estados do Ceará. Alerta que o Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias do Ceará, mantido no IBGE, vem acompanhando, sistematicamente, as oscilações na produção primária, constatando, nos últimos 18 anos, as melhores safras agrícolas em 2011, 2008, 2006, 2003 e 2000. Paralelamente, as estiagens predominaram nos anos 2013, 2012, 2010, 2001 e 1998. Com a sequência de invernos irregulares, intercalados por alguns anos de maior pluviosidade, a expectativa de produção de grãos, este ano, está estimada em 286 mil toneladas. Os levantamentos indicam queda nas safras de algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz, batata doce, feijão de arranca, feijão de corda, milho, melancia, cana-de-açúcar, mamona e mandioca.

REIDI Irrigação e a importância do benefício: Com o intuito de estabelecer incentivos a investimentos privados em infraestrutura, entre eles o setor de irrigação, o Governo Federal criou, por meio da Lei Nº 11.488, de 15 de julho de 2007, o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura - REIDI. Tal regime suspende a exigência da contribuição para o PIS/PASEP, de 1,65%, e da COFINS, de 7,6%, totalizando uma redução de 9,25% no custo dos materiais, serviços e equipamentos em projetos privados do setor.

Escassez de água
"Cantareira, a falta de água tem solução?" o artigo-alerta do nosso colega aqui na UNESP Ilha Solteira Jefferson Nascimento de Oliveira.

Redução do volume do Rio São Francisco afeta economia e população do Nordeste.

Maioria quer campanha de racionamento de água e energia, diz Datafolha. Para a maioria dos brasileiros (74%), os governos municipais, estaduais e federal deveriam lançar uma campanha de racionamento de água e energia neste momento, por causa do baixo nível dos reservatórios em parte do Brasil. O resultado foi obtido pelo Datafolha em pesquisa realizada nos dias 2 e 3 de abril. Foram entrevistadas 2.637 pessoas em 162 municípios do país. O resultado realça a situação dramática que a Grande São Paulo e toda a região Sudeste estão vivendo com a falta de chuva.


Logística - Segurança alimentar - Aulas de armazenamento
Última rodovia de pacote de concessões vai a leilão em maio. Trecho entre Goiás e Tocantins é o 6º que será repassado à iniciativa privada, num total de 4.900 quilômetros. Ideia inicial era leiloar 9 trechos; neste ano, Dilma lançou estudos para conceder outros 5, incluindo a Rio-Niterói.
Ferrovia: Em 2012, a presidente prometeu também conceder 12 ferrovias que somavam aproximadamente 10 mil quilômetros de extensão. Dificilmente o governo vai conseguir passar ao setor privado qualquer uma das estradas de ferro previstas no programa.

Portos: as concessões, anunciadas em dezembro de 2012, também estão travadas. O governo ainda não conseguiu autorização do TCU (Tribunal de Contas da União) para começar o processo. A ideia inicial do governo era conceder cerca de 160 terminais.

Aeroportos: o maior sucesso do programa de concessões foi a passagem ao setor privado dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ), ocorrida no ano passado. Também lançado em 2012, o programa, contudo, previa também a reforma de 270 aeroportos regionais de pequeno e médio porte. Os projetos para essas reformas estão em andamento e há possibilidade de algumas obras começarem ainda neste ano, mas serão poucas.


Carreira
Cinco erros que profissionais geniais cometem no trabalho. Mente brilhante não é sinônimo de carreira bem-sucedida, dizem especialistas. Confira os erros mais comuns e que podem colocar todo sucesso esperado a perder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características