Chuvas: histórico x 2013/14

"O tempo esta seco assim porque não choveu no período chuvoso." Se você é paulista, dificilmente você ainda não falou/ouviu, esta frase nos últimos meses. Mas será que as chuvas realmente não vieram? A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira utilizou o banco de dados disponível no canal Clima para responder esta pergunta e comparou os dados disponíveis na estação Ilha Solteira desde 1991, durante o  período chuvoso, definido como o período entre os meses de outubro a maio.
Nota-se que o último período chuvoso na verdade não foi "extremamente seco", pois registrou a marca de 998,7 mm e chegou perto da marca histórica, de aproximadamente 1011 mm para o determinado tempo. O grande "X" da questão da seca esta na distribuição espacial das chuvas,  que deveriam cair nas cabeceiras do rio (onde mais contribuiriam para  o abastecimento dos rios, reservatórios , etc), e quando vieram caíram no decorrer do leito  e em quantidades pouco abaixo do esperado. Este fator aliado ao déficit hídrico natural de aproximadamente 8 meses por ano, em Ilha Solteira, podem ser considerados os maiores  responsáveis pela situação que vivemos nos últimos 3 anos, como sugere o gráfico abaixo.

Entre em contato com a AHI através de um dos nosso canais de comunicação ou fique a vontade para interagir pelos comentários.

Skype: equipe-lhi
email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características