Participação da Área de Hidráulica e Irrigação no XXIV CONIRD

Encerrado no dia 12 de setembro de 2014, em Brasília -DF, o XXIV CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem teve como tema principal a reservação e alocação de águas para a agricultura irrigada.
Com ofinas, conferências, seminários e dois dias de campo o congresso uso o Distrito Federal e seu entorno como exemplo de desenvolvimento agrícola, um modelo a ser seguido por diversas regiões do país. A equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira esteve presente com a apresentação de cinco trabalhos nas sessões de posteres sendo eles: 


O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da AHI da UNESP Ilha Solteira participou da Oficina 2 – "Conservação do solo e da água, barragens para a agricultura irrigada na gestão integrada das bacias hidrográficas, implicações de licenciamentos e outorgas, integrações ibero-americanas" e fez a explanação sobre "A crise por água no noroeste paulista e como criar resiliência" onde discutiu a oferta de água para irrigação a partir da crise de 2014, defendendo a preservação das nascentes. a recuperação dos leitos e a necessidade de reservação, através da construção de represas, mas também toda uma estratégia integrada que contemplaria também o uso racional da água praticado com base em informações de solo ou clima, visando também a redução do custo de produção.

Da estratégia defendida pelo professor, faz parte o uso maciço da comunicação para levar a informação ao campo e o exemplo praticado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi objeto da sua participação na CONFERÊNCIA III - "Canais de comunicação com a sociedade – Um desafio definitivo para a ciência" e ainda participou do Dia de campo no dia 11 de setembro de 2014 com visitas as estações sobre reservação das águas e diversos exemplos em agricultura irrigada na região de Cristalina - GO. Cultivo de grãos e a fruticultura irrigada foram conhecidos. As edições anuais do CONIRD tem recebido destaque no POD IRRIGAR - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - que pode ser acessado a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar

Confira algumas fotos do XXIV - CONIRD:




Entre em contato com a AHI através de um dos nosso canais de comunicação ou fique a vontade para interagir pelos comentários.

Skype: equipe-lhi
email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características