Chuva ultrapassa médias históricas

Faltando aproximadamente 1 mês para o ínicio do verão, o mês de novembro pode ser considerado chuvoso em Ilha Solteira, apenas 8 dos 26 dias até aqui não foi registrado chuva. Ontem não foi um deles, em Ilha Solteira foram registrados aproximadamente 55  milímetros na estação que leva o nome do município. Hoje foram mais 13,7 mm.

A chuva vinha calma durante o dia, ideal para o abastecimento do lençol freático, até então com baixa intensidade, acompanhada de pouco vento, infiltrando no solo, mas com a chegada da noite a intensidade da mesma aumentou, e entre as 21:50 e 22:11 atingiu 101 mm/h, uma intensidade muito alta, que pode trazer grandes problemas a construção civil.

Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade e no Noroeste Paulista já são 210 milímetros no mês, superando as médias históricas em 68 mm o esperado para o mês de novembro, apenas ontem precipitaram 39% do esperado para o mês e assim 2014 tem o o 3° novembro mais chuvoso desde 1992, atras apenas de 1994 e 1997.

Chuvas para o mês de novembro desde 1992 em Ilha Solteira.

Média das chuvas para o mês de novembro em Ilha Solteira.
No ano já são acumulados 1.141 milímetros de chuvas conforme informa o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. No acumulado, choveu 89% do histórico (desde 1967) esperado no ano, que é de 1277 mm.

Pereira Barreto...
Na estação Santa Adélia, localizada no município de Pereira Barreto, foram registrados 18,8 mm de precipitação. e na madrugada e manhã de hoje registramos mais 14,7 mm. O acumulado de chuvas no mês de novembro já são de 193 milímetros ou seja, já choveu 95% a mais que o esperado historicamente que é de 99 milímetros para este mês.
No ano, já são 1202 mm, entre janeiro e novembro. A média do acumulado anual desde 2011 em Pereira Barreto na estação Santa Adélia é de 1168 mm e assim já foram registrados 3% a mais que o previsto em base histórica anual.

Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características