Volta a chover forte em algumas cidades do noroeste paulista

Bom dia! A chuva voltou aparecer no noroeste paulista e como esperado veio com muita intensidade e irregularidade em relação a sua localização. Como podemos ver no mapa de chuva acumulada, Ilha Solteira registrou 23,4 mm enquanto Populina, Paranapuã e Itapura ficaram abaixo dos 9 mm.
Já a estação de Santa Adélia localizada no Município de Pereira Barreto/SP acumulou 54,9 mm durante a madrugada, o Município de Pereira Barreto se localiza aproximadamente 40 km do município de Ilha Solteira que choveu 31,5 mm a menos, característica marcante da estação de verão, onde temos chuvas intensas porém com variação enorme.

Mapa de chuva acumulada no dia 27/01/2015.
Chuva Acumulada de 01 a 27 de janeiro de 2015.
Chuva Acumulada de 01 a 27 de janeiro de 2015.
Uma pequena comparação do mês de Janeiro de 2015 foi feita com 2014 e fica claro a situação que estamos vivendo, a crise hídrica cada vez maior enquanto só esperamos que a chuva chegue e possa infiltrar em nossos solos e abastecer os lençóis freáticos e disponibilizar água a todos e principalmente aos irrigantes, que dependem dessa água para manter o alto nível de produtividade e geração de trabalho.
Em relação a 2014 apenas duas estações monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira passou dos 100 mm de chuva até o momento, a estação de ITAPURA, localizada no município de Itapura/SP e a de POPULINA que em 2014 não chegou a 100 mm e foi a estação que menos choveu no período analisado mas esse ano já atinge o maior índice de chuva acumulada do mês, enquanto nas outras 6 estações a chuva ainda não passou dos 100 mm acumulados até o momento, mostrando que em 2014 a chuva foi mais intensa em algumas regiões no ano passado e esse ano confirma irregularidade.

Interaja pelos comentários ou veja todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características