Chove na barranca do rio Paraná

As chuvas chegaram em boa parte do Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora o clima da cidade e da região a precipitação registrada foi de 58,4 milímetros no município de Itapura, 28,8 milímetros na estação agrometeorológica Bonança localizada no município de Pereira Barreto e 27,7 milímetros na estação agrometeorológica Santa Adélia também localizada no município de Pereira Barreto. Nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis e Sud Mennucci foram registradas precipitações abaixo de 10 milímetros como mostra no mapa da Chuva acumulada Diária disponibilizado pelo CANAL CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

"De fato, são raras as estruturas capazes de suportar uma intensidade assim tão alta, chegando a 168 mm/hora em Itapura. Muita água correu em Itapura que tem até o momento 57 mm de chuva." Afirma o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez. Confira uma análise mais detalhada da chuva no município de Itapura no gráfico abaixo:

Intensidade da chuva (mm/h) em Itapura no dia 26 de fevereiro de 2015.
O gráfico acima mostra uma intensidade máxima de 168 mm/hora entre as 9:45-9:50 horas, ou seja, choveu 14 mm em apenas cinco minutos, quase quatro vezes mais que toda a chuva na estação Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci). Nos cinco minutos seguintes, a intensidade "cai" para 122 mm/hora. Resultado: nenhum solo consegue infiltrar uma quantidade tão elevada assim de água, erosões podem acontecer no campo e nas cidades, a maioria das estruturas não esta preparada para dar vazão à um volume tão grande de água em tão pouco tempo.

Três Lagoas
Em Três Lagoas, o transtorno a população foi grande, devido ao volume excessivo da chuva atípica. Choveu em toda a barranca do rio Paraná, ao menos até Panorama. Abaixo algumas fotos retiradas do site TL News.
Água cerca moradores em Três Lagoas. Fonte: TL News.

Nem os veículos ficaram ilesos. Fonte: TL News.

Interaja pelos comentários ou veja todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

  1. Imagens bastantes tristes.... que já virou rotina de norte a sul do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características