Chuvas no Noroeste Paulista ultrapassa 20 % a média esperada para o mês de março

O dia de ontem (30) foi chuvoso em boa parte do Noroeste Paulista. De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP - Ilha Solteira, que monitora o clima da região, o destaque foi no município de Paranapuã com 102,4 milímetros de precipitação chegando a intensidade de 68 milímetros por hora. O município de Populina, mesmo próximo de Paranapuã, registrou uma precipitação de 35 milímetros o que é explicado pela dispersão das chuvas, no tempo, no espaço e na intensidade. O município de Ilha Solteira registrou 27 milímetros e Marinópolis aproximadamente 12 milímetros. As Demais estações não registraram precipitação acima de 10 milímetros.

O gráfico mostra a intensidade da chuva no município de Paranapuã.

A um dia para terminar o mês de março, o Noroeste Paulista ultrapassa 20% a média histórica. Apenas a Estação Bonança, localiza no município de Pereira Barreto e a estação do município Marinópolis registram precipitações inferiores as esperadas como mostra o gráfico abaixo.


Ilha Solteira...
A precipitação no município de Ilha Solteira foi de 27 milímetros no dia de ontem (30) com ventos muito fortes de aproximadamente 30 Km/h vindo do Oeste. A cidade já registra 40% a mais de chuva acumulada, esperada para o mês de março.

"Repete-se o que vem acontecendo já há algum tempo e tem sido tema dos nossos comentários e análises, que a dispersão das chuvas, no tempo, no espaço e na intensidade." Analisa o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez no PodIrrigar, o Podcast da Agricultura Irrigada da UNESP.

Acompanhe mais do nosso trabalho a partir de:
Skype: equipe-lhi
email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características