Evolução das áreas irrigada por pivô central no oeste paulista

Parte da Equipe da AHI embarca amanhã (28) para Fortaleza-CE, onde irá participar do III INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING que acontecera entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro. 

A UNESP Ilha Solteira esteve presente em todas as edições anteriores deste evento que começou com o nome de WINOTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação e desde a edição de 2012 recebeu o nome de Inovagri International Meeting. Este evento reuni brasileiros e estrangeiros especialistas em agricultura irrigada a fim de discutir como se poderíamos aumentar ainda mais a eficiência produtiva e do uso da água para a geração de riquezas e assim promover o desenvolvimento sócio-econômico de regiões, Estados e do país, alicerçado pelos sistemas de irrigação.

Este ano a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, além da participação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino que irá compor a 6ª Mesa redonda no dia 02/09 que consta como tema "Utilização da FAO 56 no Brasil e na América do Sul, estarão em peso apresentando alguns trabalhos técnicos-científicos. 

Com o tema "Evolução das áreas irrigada por pivô central no oeste paulista" o trabalho de autoria do estagiário Vitor Trinca será apresentado no dia 2 de setembro. O objetivo foi identificar e quantificar a área irrigada entre os anos de 2000 e 2014 por técnicas de sensoriamento remoto entre as bacias hidrográficas Baixo Tiete, Aguapeí e Peixes representando uma área de aproximadamente 4 milhões de hectares .

No entanto, com trabalho pode-se concluir que a agricultura irrigada por pivôs centrais concentra-se principalmente na bacia hidrográfica do Baixo Tiete. A expansão da área para a produção de grãos em 14 anos pode ser considerada baixa frente as potencialidades da região, representada pelo clima, fertilidade dos solos, topografia, recursos hídricos e infra estrutura de transportes (rodovias, ferrovia e hidrovias) e assim a região perde a oportunidade de incremento dos indicadores sócio-econômicos proporcionado pela agricultura irrigada e seus efeitos multiplicadores.



Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características