Curso de Avaliação de Sistemas de Irrigação acontecerá na UNESP Ilha Solteira


Conforme o esperado a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) irá promover nos dias 04 e 05 de agosto de 2016 o curso que desta vez traz como tema "Avaliação de Sistemas de Irrigação".

A escolha dos locais levou em consideração a pluralidade da agricultura irrigada e suas peculiaridades, diferenças regionais, níveis de tecnificação e automação, sistemas de irrigação, dentre outros aspectos relevantes. E assim, o Noroeste Paulista foi contemplado com dois cursos, o primeiro de Manejo da Irrigação que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, abordando o "Quando, Quanto e Como irrigar?" e também o de "Avaliação de Sistemas de Irrigação" e assim o curso dará continuidade no trabalho de treinamento proporcionado pela ANA e Instituto Inovagri com o objetivo de aumentar a eficiência do uso da água. No curso anterior sobre manejo da irrigação, aproximadamente 40 técnicos e irrigantes participaram do treinamento.

Visto o sucesso obtido no Curso: Manejo da Irrigação "Quando, Quanto e Como irrigar?" mais uma vez a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira junto a ANA e o Instituto INOVAGRI somam esforços para capacitar entre técnicas de manejo básico até as mais avançadas tecnologias que englobam o gigantesco mundo da agricultura irrigada, tendo em visto que a irrigação não é somente a aplicação correta da água, mas uma virtude de estudo de solo, topografia, cultura, clima e entre outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o manejo ideal, possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação

Nesse curso o objetivo geral do sera fornecer ao participante conhecimento amplo sobre a avaliação de equipamentos de irrigação do sistema a ser abordado, considerando os diversos tipos de sistemas existentes e entre os objetivos específicos estão a identificação das características fundamentais de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado; compreender a hidráulica de cada sistema ou método de irrigação a ser abordado e seus relacionamentos com a uniformidade e a eficiência de irrigação; aprender os conhecimentos básicos para selecionar e operar o método de irrigação mais adequado às condições locais do sistema água-solo-planta-clima; identificar os aspectos fundamentais do projeto agronômico e hidráulico dos vários sistemas ou métodos de irrigação a ser abordado; Aprender os princípios fundamentais da avaliação dos sistemas de irrigação, e aprender a avaliar tais sistemas de irrigação.

As atividades serão dividida em teóricas e práticas e terá um total de 16 horas de treinamento sendo uma grande oportunidade de aprendizado e totalmente gratuita.

O curso a ser realizado em Ilha Solteira nos dias 4 e 5 de agosto de 2016 conta com a parceria da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, sob a coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e terá como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes. 

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursosana@inovagri.org.br e a partir disso, será enviado para os interessados um formulário de inscrição para preenchimento.

Onde?
O curso “Avaliação de Sistemas de Irrigação” será realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226

Público-Alvo 
Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.

Inscrições 

Mais Informações

Contato
(18) 3743-1959 / (85) 3268-1597

Produtores, Gestores e Operadores de sistemas de irrigação, Técnicos, Extensionistas e Profissionais do Noroeste Paulista, não percam essa oportunidade de transferir lucratividade através de novas técnicas e manejo para auxiliar os produtores da região promovendo incentivo a agricultura irrigada e mostrando os benefícios da prática bem realizada, aumentando a visibilidade e produtividade da nossa região.

Mais oportunidades
O programa de cursos INOVAGRI-ANA já teve e também terá outros temas a serem discutidos e ensinados aos interessados durante o primeiro semestre de 2016, confira os temas e os locais dos cursos que foram e serão realizados com os temas 1) Manejo da Irrigação: Quando, quanto e como irrigar; 2) Avaliação de Sistemas de Irrigação; 3) Manejo de Águas residuárias na irrigação; 4) Drenagem Agrícola; 5) Gestão e operação de perímetros irrigados; e 6) Outorga de água para a irrigação.

Para maiores informações a respeito acesse: CURSO INOVAGRI-ANA

Avaliação da irrigação na Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
O tema Avaliação da Irrigação é frequentemente abordado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNESP Ilha Solteira. No [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - de 23 de junho de 2016 destacamos a relevância da avaliação dos sistemas de irrigação e seus benefícios. Os trabalhos de pesquisa e extensão já foram destacados neste Blog quando as saídas de campo ganharam registros (A, B, C), sendo possível conhecer mais sobre a importância do tema. Videos preservam o seminário de Clarice Kuriyama sobre os Laboratórios Móveis de Irrigação adotados em vários países.


Vários órgãos e Instituições utilizam os Laboratórios Móveis para avaliação dos sistemas de irrigação na propriedade. Por exemplo, na Florida, Estados Unidos, o Laboratório Móvil de Irrigação (Mobile Irrigation Lab - MIL) foi implantado em janeiro de 1999 com o objetivo de promover a conservação da água e energia através da melhoria da eficiência dos sistemas de irrigação, para promover a melhoria da qualidade da água minimizando a lixiviação dos nutrientes além da zona radicular mantendo-os entre as raízes para a melhor absorção, para promover a sustentabilidade da agricultura através da redução dos custos de produção, através da redução dos gastos com energia e fertilizantes e o aumento da produtividade das culturas. Veja quantos são e onde estão baseados. Sugerimos a leitura dos artigos que avaliaram o desempenho dos sistemas de irrigação na MBH do Córrego do Coqueiro e do Três Barras e entendam a importância de se conhecer a capacidade e qualidade da aplicação de água dos sistemas de irrigação. Veja como é esse trabalho no DWR - California, o Mobile Irrigation Laboratory do USDA - NRCS - California, o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Florida (veja depoimentos e explicações detalhadas), o Mobile Irrigation Labs do USDA - NRCS - Managing Irrigation Water and Salinity no Colorado (ver folder de divulgação e entrevista com Jason Peel, especialista em Manejo da Irrigação), o Mobile Irrigation Lab do Resource Conservation District de Monterey County, o programa Mobile Labs do Pajaro Valley e ainda Mobile Lab do Coachella Valley Resource Conservation District, que existe desde 1985 (veja também a publicação "A review of agricultural water use in the Coachella Valley") em uma das regiões mais secas e inóspitas da California, mas que os irrigantes souberam enfrentar as dificuldades impostas pela natureza. Veja os números!

Vista do veículo que representa o Mobile Irrigation Lab do USDA - NRCS - Colorado

O marcador "avaliação" neste Blog traz informações complementares aos livros-textos apresentados na Bibliografia, além de sugerir outros artigos técnicos. Nossos últimos artigos publicados sobre o tema foram "Caracterização dos sistemas de irrigação no córrego do Coqueiro no noroeste paulista", "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO" e "DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO TRÊS BARRAS EM MARINÓPOLIS - SP".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características