MANEJO DE IRRIGAÇÃO EM GRAMADOS

A água é um componente necessário para a manutenção e o ótimo estado dos gramados, sendo um elemento vital, uma vez que se torna parte de processos importantes como a nutrição, regulação térmica ou transporte de substâncias. Quando o consumo da água é maior que a chuva recebida, isso torna a irrigação essencial para a manutenção correta dos gramados.

Imagem do Google
Para o manejo da água a ser aplicada pela irrigação sempre temos as questões : “Qual a quantidade de água que devemos aplicar na grama?” e, “Com que frequência e quanto tempo o sistema necessita funcionar?” estes são os dois fatores determinantes para um bom manejo de irrigação de gramados.
O clima local é uma das principais fatores que deve influenciar a quantidade de água necessária para ser aplicada para manter um bom desenvolvimento da planta. O requerimento de água pela planta inclui a água perdida por evaporação no solo e pela transpiração, que é a água efetivamente utilizada pela planta. A combinação destes fatores é chamada de evapotranspiração. 

A Evapotranspiração pode ser determinada por meio de Estações Agrometeorológicas (Rede agrometeorológica do Noroeste Paulista) obtendo-se o valor da evapotranspiração de referencia que ao ser multiplicado por um coeficiente "Kc", que depende da fase de desenvolvimento da planta, no caso da grama temos que considerar pelo menos dois modelos de estádio de desenvolvimento dependendo da maneira em que a grama é plantada. Se for com sementes teremos um estádio inicial (Estádio I) que é do plantio até o nascimento da terceira folha, e um (estadio II) que seria quando a grama já tenha coberto totalmente o solo. 
o resultado da Evapotranspiração de referencia multiplicado pelo Kc vai representar o valor da evapotranspiração da cultura.



Modelo para determinar a Evapotranspiração da Cultura   Fonte: Boletim 56.
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

  1. Excelente post, gostei muito do texto e foi muito esclarecedor. Meus parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características