Ferramentas de gestão da irrigação à disposição do Irrigante, FAPESP, Coronavírus e entretenimento


PodIrrigar - Ferramentas de gestão da irrigação à disposição do Irrigante e seus benefícios
Irrigantes e a imprensa em geral tem nos perguntado frequentemente sobre quais seriam e os tipos de ferramentas à disposição do Irrigante para a gestão do seu negócio de produzir alimentos e quais seriam os seus benefícios para os que que fazem uso dessas ferramentas.
Há no mercado diferentes softwares ou aplicativos com diferentes níveis de recursos e ferramentas de gestão da água para irrigação, que vão desde o acionamento remoto dos sistemas de irrigação e o registro instantâneo das operações até a completa realização do balanço hídrico e a recomendação da irrigação e a previsão do tempo e estimativas futuras do armazenamento de água no solo. 
Antes de adquirir uma tecnologia ou contratar os serviços disponíveis, o Irrigante deve analisar as opções, a facilidade de uso e o principal, sendo ferramentas digitais, tudo fica registrado, abolindo as pranchetas ou o caderninho de anotação e assim, os registros de uma safra devem ser utilizados como ferramenta de planejamento das safras futuras. 
Vamos ilustrar com uma situação que vivenciamos ontem com nossos Orientados em um trabalho de avaliação de desempenho da irrigação, na prática, o Irrigante irriga metade de um pivô central de 84 hectares, segundo seu critério, e nós da UNESP, utilizados estas tecnologias disponíveis, fazemos a irrigação da outra metade do pivô central.
Os sistemas de irrigação são ligados preferencialmente às 21 horas e assim, as 19 horas começamos a analisar a situação. O software de gestão da irrigação nos dizia que tínhamos 51% de armazenamento de água no solo, ou seja, se não irrigarmos, hoje, entraríamos no "cheque especial", ou seja na reserva de água já que o crítico estabelecido da cultura do milho foi de 50% e aí, a perda de produtividade é potencialmente esperada, havia a previsão de 3 mm de chuva à noite e o Radar da UNESP apontava chuva próxima da área e os registros das estações agrometeorológicas  e do software apontavam vento Oeste, ou seja, que aquelas nuvens poderiam chegar até a área do Irrigante onde estamos fazendo o experimento!
Juntando todas estas informações disponíveis no celular e em um processo contínuo de aprendizado, decidimos não irrigar! Na prática, choveu apenas 5 mm, que elevou o armazenamento de água no solo para 59%, ganhamos um dia sem ligar o sistema de irrigação e já estamos rezando para que a previsão esteja certa e venha mais chuva amanhã e assim vamos decidindo como produzir mais, melhor e com o uso racional da água e energia.
Estas ferramentas permitem aumentar a produtividade e a lucratividade das culturas, além de permitir a otimização do tempo dedicado ao acionamentos dos sistemas de irrigação, que já foi tema de outra edição, quando falamos do prêmio que um produtor teve, pela racionalização da irrigação e aumento de produtividade, pelo uso de um software de gestão do equipamento.
Esta foi a edição de 3 de abril de 2020 do PodIrrigar - este que é o podcast da agricultura irrigada. Demais edições podem ser acessadas a partir de https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

Quer fazer o download para ouvir em outro momento? Link em MP3 desta edição:
https://podcast.unesp.br/download/15005/20200403-pi-tangerino-m5_u28_03042020133318.mp3
Acesse agora pelo Spotify: https://open.spotify.com/episode/51vnkl4fm7QJNW6lZQU3Px?si=a_SZXnfWTG2_k2zeVtEbFw
Prefere o Deezer? http://www.deezer.com/episode/112688832

FAPESP
O Engenheiro Eletrônico Carlos Henrique de Brito Cruz, deixa a FAPESP com um grande legado, marcado pelo excelente trabalho. Primeiro como seu Presidente (1996 e 2002), e acrescento a expertise de quem foi Reitor da UNICAMP (2002 a 2005) voltou para se tornar o mais longevo Diretor Científico (2005 a abril de 2020), deixando "o cargo em um momento em que as evidências científicas para guiar políticas nunca foram tão importantes e em que boa parte das esperanças quanto à resolução da pandemia de Covid-19, de vacinas a tratamentos, estão depositadas na ciência." O Jornalista Gabriel Alves o entrevistou esta semana e fica a sugestão de conhecer o pensamento de Brito Cruz!

Coronovírus
Acompanhe o painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde.
Últimas notícias - release do Ministério da Saúde!

Entretenimento - Para ler - Eric Clapton 7.5
Mimi Rocha é um guitarrista cearense (A, B). Sua atuação no palco na Prainha, Aquiraz - CE em dois shows em sequência, do Ednardo e do Pingo de Fortaleza - que viria se tornar nosso amigo também - inspirou meu filho à ir até ele para pedir a palheta usada no show, já que iniciava o aprendizado no violão e guitarra. Simples, atencioso, fez daquele encontro uma amizade duradora. E presenteou o Nando com a palheta usada nos shows!
Em Eric Clapton 7.5 não somente o parabeniza, reconhece toda a sua importância, elenca todos os que tiveram suas carreiras potencializadas e deixa claro que a mesma simplicidade do Mestre ou do "God" como muitos o retratam, foi assimilada por Mimi. Se você curte música, eis que recomendamos a leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características