Novas notícias da agricultura irrigada da infra estrutura de logística no Brasil

"É possível conciliar provisão de infra estrutura e conservação do meio ambiente. E nós não podemos aceitar o discurso que nos estão impondo, que agora nós somos os vilões do meio ambiente! Não somos e nunca fomos! O Brasil é Líder no que diz respeito ao meio ambiente! O Brasil é uma potência ambiental! É o único país do mundo que tem mais de 60% de florestas preservadas, inclusive franjas de Mata Atlântica! Tem 84% de Amazônia preservada! 42% de matriz energética renovável! Alemanha tem 14%! Como é que nos impõem a pecha de destruidores do meio ambiente, nós não podemos aceitar! Isso é uma questão de narrativa! É uma questão de discurso! E a nossa narrativa tem que ser NÓS SOMOS LÍDERES, porque somos! É é possível proporcionar provisão da infra estrutura com a conservação do meio ambiente!" 
Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas

Pod Irrigar - Extremos climáticos e a agricultura irrigada
O Brasil enfrenta os efeitos dos extremos climáticos, do frio na região Sul às outras partes do país há adversidades. Aqui no Noroeste Paulista, até 176 dias sem chuvas, temperaturas recordes e baixa umidade relativa do ar, exigem atenção, capacitação, planejamento, investimentos e muita conscientização para convivência e resiliência à estas condições.
A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, financiada pela FAPESP e operada pela UNESP registrou incríveis 44,6ºC à sombra em Ilha Solteira na última segunda feira, dia 5 de outubro, recorde absoluto e hoje completamos 13 dias consecutivos com temperaturas superiores à 40ºC e a evapotranspiração de referência chegou a incríveis 8,5 mm/dia em Pereira Barreto.



Estes dados são atualizados a cada cinco minutos no Canal CLIMA da UNESP, que é um Serviço de Assessoramento ao Irrigante, nas apenas uma das atividades ou um dos canais de comunicação que visa a democratização do conhecimento e da informação, com oferta de dados livres e gratuitos, política defendida pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Nesta situação em que com frequência a evapotranspiração de referência ultrapassa aos 6,0 mm diários, sistemas de irrigação atuam em plena carga e não somente no período noturno, e o manejo da irrigação se torna uma exigência ainda mais forte!.
Citros e milho são as culturas mais irrigadas na região neste momento e a soja já é semeada sob pivôs centrais, tanto no Noroeste Paulista como no Bolsão Sul-mato-grossense e há relatos de Irrigantes sofrendo com o baixo nível de água suas represas. Pastagem e cana, que são ainda pouco irrigadas convivem com o contrastes intenso, se de um lado, há o risco do fogo e a perda da capacidade produtiva, do outro, a elevada umidade do solo e o verde proporcionado pelos sistemas de irrigação, trazem sustentabilidade ao negócio de produzir alimentos e ainda proteção ao fogo e a "limpeza" do ambiente pelas elevadas trocas de carbono por oxigênio! 
Entende agora os efeitos multiplicadores da agricultura irrigada na sócio-economia e para o meio ambiente?

(In)Segurança hídrica e meio ambiente

"Na Lata" com Antonia Fontenelle e o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas se desenhar conhecer mais da Geografia do Brasil e da nossa infraestrutura de logística de transporte do Brasil. Nesta entrevista e na Aula Magna no ITA fica claro que o Governo Federal está executando o previsto no PNLT, elaborado em 2006 e não executado pelos Governos anteriores. Diagnóstico e planejamento que contou coma participação da UFSM


Agronegócios em alta

Armazenamento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características