EVAPOTRANSPIRAÇÃO e o Boletim do clima de Ilha Solteira: 12 de julho de 2010

Em Ilha Solteira, não chove há 65 dias e a média da umidade relativa neste início de julho é de 27,1%, abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que é de 30%. A temperatura média no domingo foi de 24,1ºC, com mínima de 16,6ºC e máxima de 32,1ºC.

A evapotranspiração foi 3,5 mm e a necessidade de irrigação. Uma informação climática interessante para a irrigação é a evapotranspiração, mas qual o significado deste processo e como acontece?


A água retorna para atmosfera de duas maneiras, através da evaporação que ocorre na superfície dos solos, lagos, córregos, rios e mares e através da transpiração das plantas. E quando o solo é coberto por vegetação, ocorre tanto a evaporação da água do solo como a transpiração dos vegetais simultaneamente, esse processo é denominado de evapotranspiração.

A evapotranspiração pode ser expressa em valores totais, médios ou diários, em volume por unidade de área ou em lâmina de água (mm), no período considerado e é de capital importância para que se possa realizar o balanço hídrico de uma região. Por exemplo, em agosto de 2007, a evapotranspiração média de um campo de futebol localizado em Ilha Solteira, com grama batatais foi de 4,1mm/dia ou seriam necessários 41.000 litros de água por dia para suprir as perdas de água de um gramado de 10.000 metros quadrados (um hectare).


Mas o conhecimento da evapotranspiração é fundamental para a agricultura irrigada. Você sabe por quê? Essa informações auxiliam o agricultor a controlar tanto a quantidade como as épocas em que devem fornecer água às culturas agrícolas, desta maneira tem o uso eficente da água, redução de custos e vantagens ambientais. Para se fazer o manejo da irrigação é necessário conhecer a evapotranspiração da cultura.

Alguns fatores que atuam na evapotranspiração são as fases fenológica das plantas, como a fase de germinação, que nesta situação as plantas ainda não cobrem todo o solo e a evapotranspiração neste caso é apenas a evaporação da água do solo. Quando as plantas completam seu desenvolvimento de crescimento e frutificação, a transpiração atingirá o seu ponto máximo. Então, numa área toda coberta por vegetação, a evapotranspiração será mais influenciada pela transpiração das plantas do que pela evaporação no solo. Porém, a intensidade da evapotranspiração também envolve outros fatores, como o clima, a localização das áreas cultivadas e características das plantas.


Por exemplo, numa mesma área, isto é, com codições de clima semelhante, o milho transpira mais que o feijão, por que tem mais folhas e consequentemente mais superfície na planta para transpirar. Além disso, as raízes do milho são mais profundas, trazendo água para a parte das folhas. Diferentes das plantas que possuem raízes rasas, como as hortaliças, que utilizam um menor volume de solo explorado pelo sistema radicular. A umidade do solo na camada superficial diminui mais depressa com a evaporação e as raízes vão buscar a água nas camadas profundas, onde o consumo de água se faz lentamente.

Com auxílio de equipamentos é possível medir a evaporação e a evapotranspiração. Essa informação é necessária, pois conhecendo as perdas de água provocada pela evapotranspiração, o agricultor pode irrigar para repor a água necessária aos diferentes cultivos, nas diferentes regiões. Sendo assim, conhecendo a evapotranspiração da cultura (ETc) e a capacidade de precipitação do sistema de irrigação, pode com muita facilidade calcular o tempo de irrigação (TI) necessário para que a cultura produza o máximo e sem desperdício de água.

Mas onde obter a evapotranspiração? Existe inúmeros métodos de estimativa, mas muitas Instituições fazem a coleta das variáveis agroclimatológicas e a partir delas, estimam a evapotranspiração de uma região e a disponibiliza para o apoio aos irrigantes e aos profissionais que trabalham com planejamento agropecuário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características