Ecologia e Meio Ambiente


Por Gustavo Barboza*

Até recentemente, os principais agentes modificadores da natureza eram agentes naturais, tais como o vento, a chuva, a radiação solar, os vulcões, os terremotos etc., mas com o surgimento da indústria, os principais agentes de transformação passaram a estar associados às ações humanas.As atividades humanas são capazes de introduzir modificações globais que poderão ter consequências sérias o bastante para afetar os ecossistemas naturais. Uma conseqüência séria que vem sendo debatida é o aquecimento global, que tem sido intensificada pelas ações humanas.

Os impactos das mudanças climáticas são e serão de grande magnitude para o planeta e para a humanidade. As enchentes causadas pelas chuvas que caem desde a semana passada em Pernambuco e Alagoas já deixaram pelo menos 41 mortos, quase 100 mil tiveram que deixar suas casas e o número de desaparecidos passa de 1,5 mil. Como aconteceu, também, em Santa Catarina e no Paraná e tantos outros lugares que foi amplamente divulgado pelos meios de comunicações.

Além do aquecimento global, outros problemas merecem uma maior discussão, como por exemplo, a crise da água, a quantidade produzida de lixo, os desmatamentos, a desertificação, a perda da biodiversidade, a redução da camada de ozônio, entre tantos outros impactos, que nosso planeta vem sofrendo por nossas atitudes.

No entanto, se o homem tem sido capaz de introduzir modificações globais, ele possui, igualmente, a capacidade para reverter este processo. Através de tecnologias adequadas e de políticas dirigidas, o homem poderá diminuir os impactos sobre o meio ambiente, corrigindo os desequilíbrios já existentes.

Mais do que palavras, a luta contra esses impactos devem ser diária, devemos discutir em casa, no trabalho, entre amigos, e ainda, mudar nossos pensamentos, mudar o paradigma de cultura consumista, pois essas consequências, infelizmente, causam sofrimento e mortes. As ações exigem rapidez, pois é uma luta contra o tempo.

*É biólogo, mestrando em Agronomia e integrante do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e colunista do Jornal Notícia 23

Fonte: Notícia 23

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características