OMS alerta para contaminação em verduras pré-lavadas

Meta é banir uso de esterco nas plantações de hortaliças vendidas embaladas, para conter proliferação de bactérias tipo E. coli.

A Organização Mundial da Saúde divulgou ontem(6) novas recomendações para evitar a contaminação de alimentos.

Segundo a entidade, esterco animal não deve ser usado como fertilizante para vegetais vendidos pré-lavados, como as saladas ensacadas, comuns nos supermercados.

De acordo com o diretor de segurança alimentar da entidade, Jorgen Schlundt, usar esterco faz sentido em outras lavouras. "Mas quando você está produzindo saladas frescas que serão processadas sem tratamento com calor, isso é um problema."

O diretor da OMS ligou o uso desse adubo a surtos de contaminação nos EUA.

Em abril, alface romana pré-lavada contaminada com a bactéria E. coli deixou 26 pessoas doentes em cinco Estados americanos.

No Brasil

Aqui, não há uma regra sobre qual fertilizante pode ser usado em plantações de folhas para saladas pré-lavadas, de acordo com o Ministério da Agricultura.

O coordenador de fiscalização de fertilizantes e inoculantes do ministério, Hideraldo Coelho, afirma que o esterco passa por um processo de compostagem que elimina os contaminantes, pela elevação da temperatura.

O engenheiro agrônomo diz que é raro os agricultores usarem esterco que não passa por esse processo, porque o produto não "curtido" pode queimar as folhas.

O problema mais preocupante em relação à contaminação de vegetais no Brasil é a água, diz o técnico.

"As hortaliças são muito cultivadas em cinturões verdes [perto das cidades grandes], e o risco de contaminação da água é muito maior."

A OMS também criou uma regra para evitar a contaminação dos alimentos por uma substância usada em plásticos, a melamina.

Em 2008, leite contaminado com melamina matou seis crianças chinesas e deixou 300 mil doentes.

O composto pode aparecer em alimentos pelo contato com máquinas ou embalagens plásticas. A adição intencional de melamina no alimento não é permitida.

Fonte: Folha de São Paulo, Cotidiano, 07 de julho de 2010, p. C5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características