Safra deve igualar recorde de 2008

IBGE prevê alta de 9% em relação a 2009 e diz que a produção deve chegar a 145,9 milhões de toneladas

Melhora do clima e recuperação dos preços de alguns produtos no mercado internacional explicam o aumento

Com mais de 80% das lavouras de grãos já colhidas, o Brasil caminha para repetir em 2010 a safra recorde registrada em 2008. Pela estimativa de junho do IBGE, a produção atingirá 145,9 milhões de toneladas neste ano.

Trata-se da mesma marca alcançada em 2008, e a cifra corresponde a uma expansão de 8,9% ante o resultado de 2009 ano afetado pelo clima desfavorável, principalmente no Paraná, maior produtor do país.

Na análise dos dados, há uma pequena diferença a favor da safra de 2008 em relação à de 2010 de 36 mil toneladas de grãos, ou 0,03%.

Mas essa distância tende a se dissipar porque o clima está melhor neste ano e favoorece as culturas de inverno dentre as quais a do trigo é a mais importante.

Segundo dados da Conab, também divulgados ontem, a safra de grãos foi estimada em 146,75 milhões de toneladas, com alta de 8,6%. Caso seja confirmada, também será recorde.

“Neste ano, o clima também ajudou muito. Não tivemos os problemas de 2009. Há apenas uma estiagem moderada no Centro-Oeste, que não preocupa porque as lavouras de verão já foram colhidas. Ocorreram também as fortes chuvas que castigaram Pernambuco e Alagoas, mas em regiões distantes das áreas produtoras”, disse Mauro André Andreazzi, gerente de agricultura do instituto.

A melhora do clima é um dos fatores que explicam o maior rendimento das lavouras neste ano, ao lado da recuperação dos preços de alguns produtos no mercado internacional.

Pelos dados do IBGE, a área colhida será 0,9% menor em 2010. O crescimento da safra, desse modo, se dará graças ao ganho de produtividade, resultado de uso de mais tecnologia e defensivos nas lavouras.


Nesta safra, o Paraná também recuperou a posição de maior produtor nacional de grãos, após perder o posto no ano passado para Mato Grosso atual segundo no ranking. O Paraná enfrentou uma série de intempéries climáticas em 2009, que prejudicaram as lavouras.

Entre as culturas, o destaque foi a soja, cujo crescimento de 19,4% decorre da reação da economia global no pós-crise e a consequente maior demanda pelo grão, importante no pilar da alimentação, principalmente nos países da Asia.

Ao contrário da safra de verão, a chamada safrinha de inverno do milho também registra um bom desempenho e cresceu 15,7% ante junho de 2009, também na esteira da recuperação dos preços e da demanda pelo grão, base das rações animais. Diferentemente da soja, o milho é consumido principalmente no mercado interno.

O trigo, do qual o país é dependente de importações, também reagiu. Sua safra subiu 5.7% ante junho de 2009.

Por PEDRO SOARES da SUCURSAL DO RIO na Folha de São Paulo, 09 de julho de 2010, Caderno Mercado, página B5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características