Aprovada a Política Nacional de Irrigação

Riqueza interior: quanto mais as pessoas vem buscá-la, tanto mais ela se engrandece! (Frase encontrada em um biscoito da sorte)

Tivemos uma semana muito difícil, mas extremamente produtiva. Enviamos 7 artigos para o XXII CONIRD que vai acontecer em Cascavel, fim de semestre, provas foram corrigidas, notas divulgadas, reunião com Orientados para definição dos novos trabalhos de pesquisa.  Parabéns Equipe AHI, vocês estão trilhando o caminho certo e se seguirem assim, colherão um futuro brilhante!

Recebemos na terça-feira (dia 3 de julho de 2012) a visita da Engenheira Agrícola Priscila Fontes Biagioni, da Senninger, trazendo ao nosso conhecimento as novidades em aspersores e demais equipamentos da empresa. Obrigado pela visita!


Na terça-feira ainda recebemos a confirmação de que vamos à Geisenheim (Alemanha) e Bari (Itália) para mostrar nosso trabalho de pesquisa. Feliz também pela escolha dos nossos artigos terem sido escolhidos pela Organização do 7th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops.

Na quarta-feira tivemos um difícil dia, com vôo para Salvador cancelado pela TAM e posterior perda do vôo para Petrolina, tendo eu que voar bem na hora do jogo do Corinthians, chegando as 23:50 horas.

Quinta e sexta-feira (5 e 6 de julho de 2012), mesmo completamente "travado" com dores musculares, o ciático atacado e dificuldade de locomoção, tivemos dois dias excepcionais de trabalho com nosso parceiro Heriberto Teixeira, discutindo e escrevendo o artigo e a apresentação que faremos na Alemanha sobre a estimativa de evapotranspiração em escala regional. 


Havia muito tempo que não trabalhava assim na discussão de dados de pesquisa e a satisfação de descobrir muitas possibilidades para o trabalho feito, concluindo que está muito melhor do que inicialmente supúnhamos. Acho que faremos bonito e a viagem a Alemanha e de depois Itália poderá representar a ampliação da nossa rede de relacionamento com os europeus, com possibilidades de cooperação com a UNESP.

O artigo "Determining actual evapotranspiration on the large scale using agrometeorological and remote sensing data in the Northwest of the São Paulo State, Brazil" (de F.B.T. Hernandez; A.H. de C. Teixeira; C.M.U. Neale; S. Taghvaeian) é uma parceria entre a UNESP, Embrapa Semi árido, Utah State University e Colorado State University.

Estamos também no artigo "Agro-Climatic Aptitude For Vine Crop Under Irrigation Conditions In The Northeast, Brazil" com Antônio Heriberto de C. Teixeira, J. Tonietto, F. B. T. Hernandez, G.E. Pereira, H.L.Lopes, também escolhido pela organizção para apresentação oral. Esses trabalhos são frutos do projeto "Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra" financiado pela FAPESP e FACEPE.

Em Petrolina também encontramos o amigo Luiz Fernando Campeche, que em julho de 1998 montou a nossa primeira estação agrometeorológica automática em Marinópolis e deu o primeiro treinamento aos nossos Orientados. Luizinho voltou a nos ajudar em 2000 na montagem da estação Ilha Solteira. Luiz Henrique Bassoi nos ajudou nas pesquisas com sistema radicular de videiras e acerola e Rodrigo Vieira nos levou para degustar um escabeche de surubim e tem se dedicado à eficiência do uso da água em perímetros irrigados. É fã de irrigação localizada.

De volta à São Paulo, numa tarde sem pressa, uma caminhada até a rua Avanhandava 25, para almoçar no restaurante Pizza & Pasta da Famiglia Mancini, foi muito agradável. Depois, ainda deu tempo para assitir a Banda Tele Rock, que se apresentava no Metrô Barra Funda dentro do Projeto Rock nos Trilhos. Muito bom! Gosto disso, música de graça em ambientes públicos. Me fez lembrar do Projeto Fim de Tarde no Campus II.


Seguimos para Campinas onde nosso primo Cônego Antonio Teixeira Filho comemorou o seu Jubileu de Ouro, completando 50 anos de Sacerdócio, com uma bela Missa onde os "Tangerinos" puderam se abraçar e conversar. A recepção preparada pela Comunidade da Paróquia Imaculada deu uma amostra de como foi a atenção dada pelo Padre ao longos dos seus 48 anos na mesma Paróquia. Excelente confraternização.

A Câmara Federal aprovou no dia 27 de junho a proposta que institui uma nova Política Nacional de Irrigação para o País. A política tem como objetivo incentivar a ampliação da área irrigada e aumentar a produtividade agrícola. Entre os incentivos criados está a ampliação dos descontos nas tarifas de energia elétrica cobradas em atividades de irrigação. A proposta também cria o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação e o texto aprovado é um substitutivo do relator na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Afonso Hamm (PP-RS), ao Projeto de Lei 6381/05, do Senado e assim por ter sido alterado na Câmara, o texto será analisado novamente pelo Senado. A proposta prevê a concessão de incentivos fiscais para planos e projetos públicos e privados de irrigação, que deverão ter bases sustentáveis e estar em consonância com os planos de recursos hídricos. Pela política, a concessão desses incentivos deverá priorizar regiões com os mais baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, assim como as consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional.

Para que se conheça as preocupações dos americanos, aqui alguns exemplos de eventos/cursos sobre irrigação: Free Hands-On Residential Irrigation WorkshopWater Wise Drip Irrigation - WorkshopResidential Irrigation WorkshopIrrigation Management Workshops.

Comentários

  1. Professor, a postagem ficou muito boa, e a primeira frase resume tudo.. SEMANA DIFICIL PORÉM PRODUTIVA, isso ja basta! Boa semana,e um ótimo trabalho,um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características