Noroeste Paulista em estado de ALERTA

Durante as últimas semanas a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira vem alertando sobre a baixa excessiva da umidade relativa do ar. Chagando hoje (3) aos 73 dias sem chuva, desde o dia 1º desse mês, algumas estações passaram a registrar mínimas para essa variável climática inferiores a 20%, caracterizando estado de alerta devido às consequências desse fenômeno.

Os primeiros registros foram nas estações Populina, Paranapuã e Itapura, no sábado, entre 14:30 e 15:30, horário o qual geralmente a umidade é mais baixa. Ontem, apenas na estação Bonança, localizada em Pereira Barreto, dentre as 8 estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, a umidade mínima não chegou a menos de 20%.
Tabela referente aos valores mínimos de umidade relativa do ar nos 2 primeiros dias de setembro.

Até o momento (15:20), somente 3 estações não registraram umidade mínima de alerta, no entanto, é importante frisar que, valores inferiores a 30% já são considerados de atenção e, em grande parte da região, essa situação vem se estendendo desde o meio dia. Os valores mínimos registrados até o momento foram de:
  • Ilha Solteira: 21,3% ás 14:32
  • Pereira Barreto (Estação Bonança): 20,6% à 14:04
  • Itapura: 16,8% às 14:18
  • Pereira Barreto (Estação Santa Adélia): 16,2% às 15:34
  • Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros): 19,7% às 14:00
  • Paranapuã: 18,0% às 13:58
  • Marinópolis: 19,8% às 12:26
  • Populina: 17,0% às 14:55
Mais uma vez a AHI chama a atenção aos riscos à população causados pela baixa excessiva da umidade. Em situações como esta, recomenda-se a hidratação constante, evitar o uso de ar condicionado e a prática de exercícios físicos, além de buscar manter o ambiente umidificado com vaporizadores  ou toalhas molhadas, por exemplo.

Através do Portal do Clima da AHI é possível acompanhar a umidade relativa do ar, a temperatura e as demais variáveis climáticas com atualização de 5 em 5 minutos. CONFIRA!

Não deixe de comentar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características