Evapotranspiração recorde e falta de chuva exige irrigação frequente no noroeste paulista


Com o número de dias sem chuva variando ente 11 e 26 dias em todo o noroeste paulista, são duas cenas bem distintas que são observadas: culturas que explicitam que não terão as produtividades desejadas para um bom retorno econômico, e no milho é mais evidente esta situação e culturas exuberantes, com garantia de produtividades elevadas, pois os sistemas de irrigação estão atuando a plena capacidade, basta ver as exigências de água acima, expressada na evapotranspiração.

A média da evapotranspiração de referência em fevereiro está em 6,1 mm/dia em Ilha Solteira, 6,3 mm/dia em Marinópolis, 5,9 mm/dia em Pereira Barreto (Bonança) e Paranapuã, 6,4 mm/dia em Itapura, 5,9 mm/dia em Sud Mennucci e 5,3 mm/dia em Populina, bem superior ao mês de janeiro de 2014.


Radiação Global e Temperatura Máxima
Ontem, 7 de fevereiro de 2014 foi um dia de intensa radiação global e elevadas temperaturas. À população, recomenda-se proteger a pela com filtro solar, beber muita água, preferencialmente à refrigerantes e evitar esforço físico nos horários mais quentes.

Em Pereira Barreto (Bonança) a temperatura chegou a 38.3ºC e radiação global de 27,6 MJ/m2.dia.
Em Sud Mennucci (Santa Adélia Pioneiros) foram registrados 39,3ºC e 27,1 MJ/m2.dia.
Em Itapura, a umidade relativa do ar chegou a 18,7%, a temperatura em 37,9ºC e radiação global em 27,8 MJ/m2.dia. Tudo combinado, registrou a maior perda de água para a atmosfera, de 6,9 mm/dia.

Detalhes das condições climáticas podem ser conferidos no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características