Dia da Água

Ajudou a movimentar máquinas, barcos e trens com  grande importância econômica. Utilizada como meio de transporte de pessoas, mercadorias e na produção de energia. Casas, lazer e pesca. Substância abundante e presente dentro de nosso corpo, sem ela sobreviveríamos por poucos dias. As plantas retiram a do solo pelas raízes e eliminam preferencialmente pelas folhas (evapostranspiração). Seres aquáticos á utilizam como meio de retirar seu alimento e ar que respiram. Essencial na agricultura e fundamental na industria. Creio que não resta dúvidas de que estou falando da 

                                  ÁGUA!

Mas nessa data o dia da água será diferente, pois  ao envés de comemorarmos, vivemos um período de escassez e de alerta , já que diversos reservatórios do sudeste e centro-oeste encontram-se abaixo do nível esperado para essa época do ano, exemplo é o sistema cantareira que ontem chegou a 14,5%  do seu nível, mais baixo desde sua criação. Causando preocupação com a falta de água no futuro, a situação merece atenção já que o Governados do Estado de São Paulo apresentou um projeto que visa a ligação do Rio Paraíba do sul com o sistema cantareira. A escassez de chuvas não afeta somente a água para fornecimento nas residências, mas a produção de energia no país, já que a maior parte da energia é gerada em hidrelétricas.



A água é fundamental para a sobrevivência humana e imagens como essa ao lado, de grandes volumes de água passam a ideia errada de que a escassez não  irá chegar as nossas residências , já que toda vez que abrimos a torneira ela está presente, precisamos rever conceitos de que a água é um bem finito e de grande importância para a humanidade.  Já imaginou o que você faria 3 dias sem água? Banho, escovar os dentes, água para beber, café, suco, cozinha e lavar alimentos, lavar as mãos, dar descarga, limpar a casa, lavar a roupa, brincar, nadar e etc. 



Nosso país é privilegiado nos recursos hídricos, pois abriga 13.7% da água doce do mundo, porem não sendo distribuída de maneira uniforme no território. Enquanto o desperdício apresenta 20% a 60% de água tratada, que é perdida na distribuição, ou seja antes de chegar as torneiras, 60 milhões de brasileiros ainda não são atendidos pela rede de esgoto. Esses números chamam a atenção, mas ainda não acabou, 75% desse esgoto coletado é devolvido sem nenhuma forma de tratamento, despejadas em rios, lagos e mares. Essas falta de saneamento gera despesas para o governo já que mais de 50%  das internações hospitalares no Brasil são graças a águas contaminadas.

Conhecemos a importância e as dificuldades que sua falta irá nos impor, assim nesse dia da água é essencial que cada um tenha um momento de reflexão, para analisar de que forma poderá utilizar a água  de maneira racional e eficiente, podendo assim  contar com esse recurso em nosso planeta, na nossa geração e dos que ainda estão por irão vir.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características