Irregularidade de chuva no Noroeste Paulista no nesta metade de janeiro

No decorrer deste mês ocorreu o predomínio de chuvas de convecção em todo o Noroeste Paulista. Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  registrou irregularidade de chuvas na região do Noroeste Paulista neste início de ano, na estação agrometeorológica de Santa Adélia no município de Pereira Barreto registrou apenas 17,3 mm, enquanto na estação de Populina marcou um total de 118,4 mm de precipitação em Ilha Solteira no mês de janeiro precipitou apenas 19,1 mm.

       Em relação a taxa evapotranspiração (transferência de água do solo e das plantas para atmosfera) é preocupante afirma o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez :" A evapotranspiração chegando a 6,4 mm/dia preocupa muito em diferentes setores da economia nos produtores de alimentos e investimentos no sistemas de irrigação passa a ser cada vez mais necessário bem como investimentos para a conservação do solo e no armazenamento de água através de barramentos."
O gráfico registra a taxa de evapotranspiração ao longo do mês de janeiro obtidos através da rede agrometeorológicas distribuídas no Noroeste Paulista.


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal de Conteúdo: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Youtube: https://www.youtube.com/user/fernando092
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características