Maio termina com chuvas acima da média e junho inicia junto as chuvas no Noroeste Paulista

Maio se encerra com mais de 185% de chuva acumulada em relação a média histórica no Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima na região, em quase todo o Noroeste Paulista houve aumento nas precipitações se comparadas ao ano de 2014 e ainda maior comparada a média histórica.
Todos os municípios monitorados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tiveram precipitação superior a 98 milímetros e o acumulado das chuvas já somam em média três vezes mais que a média histórica. O destaque maior vai para a a cidade de Paranapuã que registrou uma precipitação de 163 mm, frente aos 28 mm esperados, ou seja, aproximadamente seis vezes maior que a média histórica do mês de maio. Em seguida vem Marinópolis com 140 milímetros e Populina com 139 milímetros. Em Ilha Solteira o volume de chuvas já é 105% maior do que o esperado na média histórica com 125 mm no mês de maio de 2015.


Evapotranspiração...
A evapotranspiração de referência, que é de extrema importância para a agricultura irrigada pois possibilita ao irrigante a aplicação da água no momento e na quantidade certa, ou seja, a realização do manejo racional da água, neste mês de maio, as médias das taxas de evapotranspiração nas estações de Ilha Solteira foi de 2,9 mm/dia, em Marinópolis e Paranapuã 2,5 mm/dia, Pereira Barreto na estação Bonança e Populina 2,4 mm/dia e com menor taxa em Sud Mennucci na Santa Adélia Pioneiros 2,2 mm/dia.


Junho...
O mês de junho começou junto as chuvas, nesse momento chove em boa parte do Noroeste Paulista. Em Ilha Solteira já choveu até o momento 37 milímetros, ou seja, já choveu no dia de hoje (2) mais o que era esperado segundo a média histórica do mês que são de 33 milímetros. Mantenha-se informado, acompanhe as chuvas e o clima na região em tempo real no Canal CLIMA da Área de Hidráulica e Irrigação: http://clima.feis.unesp.br/


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características