Área de Hidráulica e Irrigação recebe alunos da UNESP Dracena em treinamentosobre monitoramento climático

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira recebeu nesse último sábado (03) os alunos do quarto período de graduação do curso de Engenharia Agronômica da UNESP - campus de Dracena, acompanhados pelo Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima, que já fez parte da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.

De inicio, os alunos conheceram a parte interna do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e foram recepcionados com café da manha e logo em seguida o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, onde receberam as boas vindas do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que explicou aos alunos a importância da Agricultura Irrigada e que para se ter em campo os sistemas de irrigação, há a etapa inicial que envolve um planejamento meticuloso e a capacidade dos sistemas de irrigação a serem projetados, depende da evapotranspiração da região e de redes agrometeorológicas que são fundamentais, ainda enfatizou a necessidade de se ter água em quantidade e preferencialmente, com qualidade para ser captada e abastecer os sistemas de irrigação. 

Em seguida os Orientados passaram a expor parte do trabalho executado, apresentando algumas de nossas atividades, mostrando nossos canais comunicação: CANAL CONTEÚDO, CANAL CLIMA, PODIRRIGAR, BLOG, FAN PAGE e YOU TUBE. Foi mostrado o como acessar os dados no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira, além dos trabalhos de pesquisa e extensão. E em seguida Foi mostrado o funcionamento de uma estação Agrometeorológica automatizada, explicando detalhadamente como ver as variáveis climáticas em tempo real e como realizar o cadastro para acessar o banco de dados diários de todas as estações agrometeorológicas. 

E para finalizar o Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima aproveitou a estada e deu uma aula prática de hidráulica simulando o regime de escoamento dos fluídos (água) segundo o Número de Reynolds, que pode ser turbulento ou laminar, sendo o último o desejável para calcular um projeto de irrigação , também foi falado da associação de bombas em séries e paralelos, exemplificando os casos.





Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características