O ano de 2015 supera 2014 em 14% a mais de chuva

A cidade mais chuvosa desse mês de dezembro foi Pereira Barreto atingindo 48% do esperado para o mês em 12 dias com 62,2 mm, segundo a Área de Hidráulica e Irrigação que monitora a Rede de Estações Agrometeorológicas a estação Santa Adélia é a responsável por registrar essa precipitação do mês de dezembro. 

A estação Bonança na mesma região registrou a segunda maior precipitação e foi de 60,2 mm, representando 38% do esperado para o mês. O destaque em seguida vai para a cidade de Sud Mennucci, com 42 mm registrados na estação Santa Adélia Pioneiros, o correspondente a 25% do esperado para o mês até hoje (12). 



Já estamos quase na metade do mês de dezembro, o acumulado de chuva desde janeiro já ultrapassa a média histórica esperada e da média de chuva acumulada no ano de 2014 nas estações Santa Adélia Pioneiros, Populina, Paranapuã e Ilha Solteira. 

Em relação ao ano de 2014, a chuva registrada já é de aproximadamente 14% maior neste ano de 2015. A região de Paranapuã é o maior destaque com 1537 mm até hoje, em seguida vem Ilha Solteira com 1418 mm e em terceiro lugar fica Populina com 1373 mm.



A evapotranspiração variou de 2,2 mm/dia em Sud Mennucci até 6,3 mm/dia em Marinópolis, a maior de todo o noroeste paulista no mês de dezembro. No dia 10 de dezembro, a estação Santa Adélia Pioneiros apresentou 2,2 mm/dia de evapotranspiração e a estação Marinópolis registrou 6,3 mm/dia no dia 4 de dezembro. 

Assim, a baixa temperatura e umidade do ar com altos valores combinados com a baixa radiação, resultam em baixos valores de evapotranspiração. A evapotranspiração, processo de evaporação de água do solo somado a transpiração das plantas, é indispensável aos irrigantes para realizar um bom manejo da irrigação. 




Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características