A chuva está de volta ao Noroeste Paulista

Depois de abril se encerrar com chuva acima da média e temperatura baixas, a chuva volta a aparecer no mês de maio na região Noroeste Paulista.

Segundo a Área de Hidráulica e irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e região, a chuva chegou no noroeste paulista, principalmente na barranca dos rios Tietê e Paraná. Entre ontem e hoje, até o momento Sud Mennucci lidera com 77 mm, seguido de Pereira Barreto (estação Bonança) com 65 mm e Itapura com 57 mm.

Os municípios onde menos choveu foi a Paranapuã e Populina com apenas 5 mm em ambos. De acordo com a média histórica, esperado para a região no mês de maio é de 53 milímetros e a média de chuva acumulada já resulta em 40 mm, ou seja, apenas dois dias já choveu 75,5%.


Depois de uma sequência de dias muito quentes que caracterizariam um abril com temperaturas acima da média histórica, e a partir do dia 28 registrou as menores temperatura na região Noroeste Paulista que chegou a 8 ºC aproximadamente em Ilha Solteira, Itapura e Marinópolis. Maio se iniciou com temperaturas minimas em torno dos 9 °C em toda a região voltando a se elevar nos últimos dias de acordo o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira hospedado em http://clima.feis.unesp.br.

Durante o mês a temperatura mínima variou na região, desde do dia 1º em torno dos 10 ºC e do dia 4 para frente só vem aumentando chegando próximo aos 20 ºC no dia 8 de maio. Porém, com a chegada da chuva na madrugada de ontem para hoje, a temperatura mínima voltou a cair com todas em torno dos 18ºC.


Os valores de evapotranspiração entre 3-4 mm, com as chuvas na região passaram a apresentar valores entre 2 e 3 mm/dia conforme ilustrado no gráfico abaixo. Evapotranspiração é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta por chuva ou irrigação para a garantia de produtividades que garantem a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos.



SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características