Resumo - Aula 5


Na aula da semana passada reforçamos alguns conceitos ligados ao pivô central e ao manejo da irrigação. As principais empresas em volume de vendas que atuam no segmento de pivô central no Brasil são: Lindsay (marca Zimmatic), Valmont (marca Valley) e Fockink.

Para estimar a evapotranspiração de referência (ETo) a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira utiliza o método de Penman-Monteith, que considera: umidade relativa; temperatura; radiação global; velocidade do vento; radiação global e pressão atmosférica. Por utilizar todas essas variáveis, o método de Penman-Monteith se torna um dos mais precisos para estimar a ETo. Existem métodos mais simples como o de Thornthwaite, que utiliza apenas a variável temperatura, portanto trata-se de um método mais simplificado. Lembrando que ter acesso a ETo da região é crucial para se conseguir realizar o manejo da irrigação.
Através do Canal Clima da UNESP Ilha Solteira é possível obter a evapotranspiração de referência de do Noroeste Paulista, atualizada de hora em hora.

O coeficiente de cultura (Kc) pode ser consultado no Boletm 56 da FAO. Abaixo um exemplo de manejo da irrigação na cultura da soja com todos os elementos envolvidos: CAD, Chuva ou Irrigação e Água Disponìvel Atual em mm (eixo vertical esquerdo) e em porcentagem (eixo vertical à direita) ao longo do ciclo da cultura e ainda os limites críticos. Pelo gráfico se percebe quando se teve excesso e falta de água e qual a causa.



Na aula da tarde conversamos sobre NPSH, relembrando alguns conceitos que nos ajudarão mais para frente na hora de realizar alguns projetos. Foi falado sobre a relação entre o NPSH disponível com a crise hídrica que ocorreu em 2014, onde a necessidade de aumentar o comprimento e a profundidade da sucção resultou no aumento da perda de carga e principalmente na altura manométrica de sucção (Hs), aumentando a susceptibilidade a cavitação. Mesmo que um sistema não cavite, vai existir uma grande chance do sistema não conseguir entregar a pressão de serviço necessária para o bom funcionamento do aspersor, uma vez que o conjunto moto-bomba vai precisar vencer o aumento do desnível entre o ponto mais alto (aspersor) e o ponto mais baixo (nível da água) que, consequentemente, vai prejudicar a uniformidade e o manejo da irrigação.


Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características