Segundo e último dia do Curso "Avaliação de Sistemas de Irrigação"

E neste final de tarde encerrou-se o Curso “Avaliação de Sistemas de Irrigação”, oferecido pela Agência Nacional de Águas (ANA), pelo Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), e ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira (AHI).

O curso realizado nos dias 04 e 05, abordou o tema “Avaliação de Sistemas de Irrigação”, e que em sua maioria foi realizado em campo, o que possibilitou aos participantes a visualizaram de como se aplica o método de avaliação do Coeficiente de Uniformidade de Christianansen (CUC), para análise da uniformidade de distribuição de lâmina do sistema no solo.

Neste segundo e último dia de curso, logo cedo, os participantes e toda a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira (AHI), já estavam em campo. Na parte da manhã, o Profº Fernando Braz Tangerino Hernandez, deu início as atividades apresentando a Fazenda Recanto da Onça, e batendo um papo sobre o sistema de irrigação por gotejamento, em que tirou as dúvidas dos participantes e a partir disso todos foram para a parte prática.

Chegada na Fazenda Recanto da Onça.
Professor explicando sobre sistema de irrigação por gotejamento

Participantes fazendo avaliação do sistema de gotejamento.
Na parte da tarde, depois de um excelente almoço no restaurante Cozinha da Vó, as atividades continuaram na Fazenda Laranja Azeda, em que foi feita a avaliação de um sistema de irrigação por aspersão. Todos os participantes colocaram a “mão na massa” e o aprendizado foi complementado com as ótimas observações e o com conhecimento técnico do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, assim como a partilha da experiência de cada um.

Participantes fazendo avaliação do sistema de aspersão
Professor explicando sobre avaliação em sistema de aspersão
Final do dia na Fazenda Laranja Azeda
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características