Noroeste Paulista apresenta baixa umidade relativa do ar

Os números indicam estado de atenção com relação a umidade relativa do ar, de acordo com a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. 

Apesar do mês de setembro ter iniciado com volume inesperado de precipitações, hoje os números atingiram os menores valores de umidade relativa do ar registrados desde o início do mês, em que variou de 21,7 a 33,2%.

A estação localizada em Ilha Solteira registrou 33,2% (UR), sendo o maior valor da região, enquanto Paranapuã atingiu apenas 21,7% (UR). Confira na figura abaixo os valores marcados hoje na região:

Umidade relativa do ar na região. 

A umidade relativa do ar é um dado importante que pode indicar como o tempo irá se comportar, além disso quando está muito baixa pode causar danos a saúde do homem, como por exemplo, problemas respiratórios. E também pode facilitar a perda de água nas plantas, pois faz com que ocorra a elevação da transpiração e assim ocasionar maior necessidade hídrica.

umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver de ar na mesma temperatura. Nos primeiros dias do mês de setembro a umidade relativa do ar chegou próxima dos 80%, principalmente nos dias 03 e 06, confira no gráfico:

 

E aqui fica algumas dicas que podem ajudar a evitar alguns problemas de saúde nesse período em de baixa umidade relativa do ar, como por exemplo, evitar fazer exercícios físicos das 10h às 16h, evitar o ar-condicionado, pois retira a umidade do ambiente, e beber bastante água. 

Serviço:

Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho, acesse:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar












Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características