Temperatura e clima de agosto surpreendem!

O mês de agosto de 2016 se caracterizou como mais chuvoso da história das medições climáticas feitas pela UNESP Ilha Solteira. No Noroeste Paulista como um todo era esperado 13 mm e a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registrou 78 mm.

Em  2015 a região registrou a média, com apenas 14 mm. Em julho aconteceu o contrário, eram esperados 29 mm e a região em média recebeu apenas 2 mm. Em 2015 foram 49 mm, acima da média. 

Como exemplo, na terça feira dia 30/08, a chuva que atingiu a cidade de Ilha Solteira bateu o recorde de todos os tempos: desde de 1992 não se registrava um mês de Agosto tão chuvoso. 

Outro ponto interessante é comparar o mês de agosto que tradicionalmente é seco e quente surpreendendo este ano com temperaturas baixas e frio pertinentes. 

A temperatura registrada na manhã da segunda-feira (22/08) de 11,7º C (uma das mais baixas do ano), foi só a 65ª mais baixa já registrada no mês em Ilha Solteira.                                       

Tais análises podem ser verificadas através do gráfico acima. Se você deseja saber  se onde chegou tanta chuva, há a possibilidade de plantar, o Professor Fernando Tangerino responde: "Não é fácil a resposta, mesmo com o elevado armazenamento de água no solo devemos lembrar que estamos na região com as maiores taxas de evapotranspiração do Estado de São Paulo, com média de evapotranspiração prevista para setembro em torno dos 4,5-4,9 mm/dia e os nossos solos tem capacidade de armazenar apenas 1,0 mm/cm e assim, considerando uma profundidade de 30 cm, um plantio agora não resistiria à 10-15 dias sem chuvas em setembro. quando se espera em média 81 mm, mas, mais importante que o volume da chuva, para quem acaba de plantar, é quando virá esta chuva? Para decidir devemos verificar a previsão do tempo para a região, mas é sempre uma aposta de risco.Mas quem muito se beneficiou deste volume atípico de chuva registrado em agosto foram os irrigantes, principalmente os que acabam de plantar milho e amendoim, que começam sua safra com alívio na conta de energia, pois ficarão alguns dias com os sistemas de irrigação desligados". 

Sempre lembrando que o monitoramento climático feito pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista vai muito além de oferecer aos Produtores de Alimentos Irrigantes a possibilidade de realizar o manejo correto da irrigação, pois podem contar com a estimativa e divulgação da evapotranspiração. 


Para estar sempre ligado nas últimas informações, acesse nossos canais abaixo: 
- Canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- IRRIGA-L - Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características