Manutenção de Estações Agrometeorológicas

Você conhece uma estação agrometeorológica?

Quem já visitou uma com certeza observou o acervo de sensores que contem nela, entretanto muitas vezes não faz ideia de sua importância para comunidade, no fornecimento dos seus dados. Estes dados, por sua vez, vão atender a estudos e também podem ser utilizados para diversas atividades, tais como: a agricultura e pecuária, defesa civil, esporte, lazer, indústria, comércio e para tomadas de decisão por empresários e pelo governo, por exemplo. Assim, sendo fundamental a confiabilidade desses dados, e é nesse momento que entra a manutenção das estações.

Algumas Estações da rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.
As estações que compõem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, periodicamente recebem manutenção e reparos que são realizados pela equipe da Área de Hidráulica e Irrigação, que passam por treinamentos e capacitações para manter o bom e pleno funcionamento de todo o sistema, mantendo sempre o padrão de confiabilidade dos dados coletados, armazenados diariamente no banco de dados e divulgados na rede no Canal Clima da UNESP de Ilha Solteira.
Na última sexta-feira (05), a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira foi a campo realizar o trabalho de manutenção das estações agrometeorológicas.
Foram realizadas atividades como: nivelamento dos equipamentos; limpeza dos mesmos  e reparos nos sistemas de irrigação das estações.

Verificação do nivelamento do sensor Quantum.
E para não ficarem dúvidas da importância da manutenção das estações, veja o que encontramos nessa ida ao campo e assegure a relevância do trabalho de manutenção. 

Sujeira encontrada no pluviômetro.
Conexões do sistema de irrigação quebradas e/ou desconectada.
Ninho de passarinho encontrado no pluviômetro.
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características