Água, educação e monitoramento ambiental
Agora pela manhã concedemos entrevista à Rádio Ilha FM e conversamos com o Jornalista Reinaldo Caravante sobre os efeitos das chuvas sobre a população, setores rurais e industriais e infraestrutura e ainda sobre ações de monitoramento e educação ambiental desenvolvida pela Área de Hidráulica e Irrigação.
Ilustrando a nossa entrevista aqui neste espaço temos:
- Na microbacia do Córrego do Ipê, além do monitoramento ambiental temos realizado ações de educação ambiental em parceria com o LEO Clube de Ilha Solteira com alunos das escolas de Ilha Solteira. Confira o evento com o alunos do NEP - Objetivo, Anglo e outros eventos.
Limites e manancias de água da microbacia do Córrego do Ipê.
Mesmo com o plantio de árvores na nascente, antes desprotegida, o grande volume de água que chega ao córrego e depois na represa do Grêmio XV de Outubro traz riscos de rompimento da represa pela fragilidade do extravasador, que está sendo corroído pelas águas em sua parte inferior.
- Na microbacia do Córrego do Cinturão Verde, além do monitoramento ambiental temos realizado visitas com nossos alunos e utilizando o córrego e a represa - que é o maior manancial do projeto Cinturão Verde - para aulas práticas. O atual estado de degradação ambiental representado pelo assoreamento do leito e represa e elevada concentração de ferro na água e presença abundante de Tipha sp (tabôa) causa-nos preocupação tanto do ponto de vista ambiental, como na limitação da expansão da área irrigada. O eventual rompimento da represa levará à interrupção do tráfego na rodovia de acesso às praias, com custos elevados e ainda a grande dificuldade de recomposição da represa devido as atuais limitações na legislação ambiental.
Comentários
Postar um comentário