Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

            Você já deve ter tido a experiência de esquentar a água em uma panela no fogão de casa, e notar que ela começa a borbulhar e soltar vapor, e depois de certo tempo o seu volume começa a diminuir. A água que estava no estado líquido passa a para o estado físico de vapor, se for agua pura na pressão atmosférica do nível do mar, isso deve acontecer quando sua temperatura chegar a 100°C. Mas você já deve ter notado que se deixarmos um copo d’água em cima da mesa, as poças feitas pela agua da chuva também diminuem de volume. Teria essa água chegada a 100°C e evaporado? Muito provavelmente não! Então se a água não chegou a 100°C, por que ela evaporou?!

             As substancias ou soluções possuem uma propriedade físico-química que chamamos de pressão de vapor máxima, que é a pressão atmosférica máxima exercida pelo vapor devido moléculas entrarem em equilíbrio líquido e vapor. Podemos entender melhor essa propriedade num experimento bem didático. Colocamos o mesmo volume de agua e éter, a mesma temperatura (20°C), eu um ambiente fechado e de mesmo volume. Retirarmos todo o ar atmosférico do recipiente, e acoplamos aos frascos manômetros. Depois de certo tempo a, as moléculas que estavam em estado líquido, passam para o estado gasosa para entrarem em equilíbrio. Como o éter é mais volátil que a agua, ele exerce uma preção atmosférica maior quando entra em equilíbrio.




 


Como o copo d’agua e as poças de chuvas estão em ambientes abertos, elas nunca entrarão em equilíbrio, por causa das frequentes correntes de ar. Portanto elas sempre estarão diminuindo seu volume (se não forem carregadas novamente), ou seja, perdendo água para atmosfera.
          Para que uma substancia entre em estado de vapor, é necessária uma interação entre pressão e temperatura. O gráfico abaixo mostra a interação de pressão e temperatura e estado físico que se encontra a água. Nele podemos observar que o crescimento da pressão máxima de vapor é proporcional ao crescimento da temperatura, portanto quanto maior a temperatura mais facilmente em a agua vai volatizar.

 
A evaporação é muito importante na agricultura irrigada, pois ela junto à transpiração das plantas forma a chamada evapotranspiração, e essa é a principal forma de perda de água pelas culturas. Nos sistemas de irrigação existem perdas de água devido à vaporação do liquido, onde se encontra as maiores perdas em sistemas de aspersão sobre alta pressão de serviço, como no casos dos carreteis enroladores. A Área de Hidráulica Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, mantem no ar o PortalClima, onde é possível obter diversos dados agrometereologicos, dentre eles podemos observar a Evapotranspiração, onde ela costuma ser alta quanto maior for a temperatura ambiente media do dia.
Fonte: Ubesco e Salvador

Comentários

  1. Lembrando que evaporação e ebulição são dois processos pelos quais uma substância muda do estado líquido para o estado gasoso. A diferença fundamental é a temperatura em que estes processos ocorrem. A ebulição se dá numa temperatura denominada ponto de ebulição, e a evaporação pode ocorrer em temperaturas menores do que a do ponto de ebulição. Uma poça de água pode secar ao sol e ao vento, sem que a temperatura ambiente seja 100°C, que é a temperatura de ebulição da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, corrige esse texto, escreve pressão em vez de preção..... pega mal...

      Excluir
    2. acho que ele nao vai corrigir um texto de 10 anos atras kkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância da DBO

Pivô central: história e características