TEMAS PARA A NOSSA PRÓXIMA AULA
Na semana passada continuamos nosso curso, abordando qualidade da água (1, 2) e também demos continuidade à uma prática simples de se fazer, mas de muito conteúdo. Vimos através dela as propriedades físico-hídricas do solo, definimos e mostramos o que seria um bom projeto de irrigação e também manejo da irrigação e a importância da uniformidade da aplicação da água para a maior e/ou produtividade. Enfim, tivemos o conceito de eficiência do uso da água, atualmente, tratado como produtividade da água.
As fotos a seguir, tiradas em 19 de agosto de 2010, ilustram a situação, onde "irrigamos" apenas 30% da necessidade da cultura e também a real necessidade, representada pela própria evapotranspiração de referência (ETo), uma vez que o Kc da grama é 1,0.
Também "irrigamos" com uniformidade e de qualquer jeito, representando um sistema mal dimensionado ou com desuniformidade na aplicação de água. O resultado é visual!
Temos o Rio Paraná ao fundo na foto acima! Acreditem, o pôr do sol neste local é lindo e muitas vezes foi retratado neste blog!
Infelizmente não faremos, como programado, a aula prática de hidrometria e qualidade da água, devido à indisponibilidade do ônibus, estando esta aula agendada para o dia 30 de agosto. Mas você já podem conferir como será a aula no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo como base o registro das aulas anteriores. Outras aulas práticas também podem ser visualizadas e assim, desde já formar a base técnica para dinamizarem com perguntas as aulas deste semestre. Confira!
Continuaremos a responder aos questionamentos que devem ser levados em consideração quando pensamos em agricultura irrigada. Já vimos a importância de se garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e necessidade de respeitar a legislação e iniciamos a discussão do POR QUE IRRIGAR?
Alguns exemplos de como a agricultura irrigada desenvolveram municípios e regiões inteiras:
. Juazeiro está localizado no extremo norte da Bahia, no Vale do São Francisco em uma área territorial de 6.390 km². O município tem uma população de 243.896 habitantes e fica distante da capital 500 quilômetros. Devido à agricultura irrigada, Juazeiro se tornou um dos maiores centros produtores de frutas tropicais do país. A região é também conhecida pela produção de vinhos.
. O município de Petrolina (PE) localizado no Vale do São Francisco ocupa uma área territorial de 4.559 km² e tem uma população de 281.851 habitantes. É considerado o segundo centro vinícola do país, cujo primeiro lugar é ocupado pela região sul. Veja como a Prefeitura arrecada e investe os seus recursos!
. Já no Ceará, em 10 anos, valor da produção saltou de R$ 131,9 mi para R$ 909,4 mi e a agricultura irrigada avançou consideravelmente. Prova disso é que a área cultivada nos perímetros irrigados passou de 53.822 hectares, em 1999, para 84.031 hectares, em 2009, proporcionando que o valor da produção saltasse de R$ 131,9 milhões para R$ 909,4 milhões no mesmo período. O crescimento da área plantada foi maior para o setor de flores (1752%), que passou de 25 hectares para 438 em dez anos. Já a área da fruticultura cresceu, em igual intervalo, 55% (de 17.959 ha para 39.832 ha) e a de hortaliças teve ampliação de 57,16% (de 3.069 ha para 7.163 ha). “Essa expansão possibilitou que o Ceará saísse da 15a posição no ranking dos Estados exportadores de frutas para a 2a colocação, atrás apenas da Bahia e além disso, o Estado é hoje o maior exportador de rosas do País”, afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira. MAIS!
Vimos que quem comanda este processo de decidir o grau de importância e a capacidade dos sistemas de irrigação é o chamado balanço hídrico e vimos também que mesmo em regiões onde o total das chuvas é maior que a evapotranspiração, pode ser necessário o uso de sistemas de irrigação. A necessidade de irrigação vai depender da distribuição das chuvas no tempo. Lembramos também o conceito e a importância da CAD - Capacidade de Água Disponível.
O nosso último artigo publicado retrata exatamente a questão do balanço hídrico no noroeste paulista. O título do artigo é BALANÇO HÍDRICO COMO FERRAMENTA AO PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO PARA A REGIÃO DE MARINÓPOLIS, NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO e o balanço hídrico mostrou oito meses de deficiência hídrica no solo (abril a novembro) com total acumulado de 490 mm, concluindo-se que haveria risco elevado com o cultivo sem o uso de sistemas de irrigação, que devem ser projetados para atender uma demanda entre 3,9 e 4,6 mm/dia.
Iniciamos os estudos do COMO IRRIGAR? Vimos as diferenças entre métodos (1) e sistemas de irrigação. Os métodos de superfície e aspersão começaram a serem explicados em seus diferentes sistemas e as propriedades físico-hídricas necessárias ao uso de cada sistema de irrigação. Seria interessante que desde já iniciassem a resolução das listas de exercícios para a melhor compreensão do curso.
Também COM QUE ÁGUA IRRIGAR?
Disponibilidade e qualidade da água serão abordadas em seus principais aspectos, mas sempre com ênfase a irrigação. Vimos qualidade, mas voltaremos ao tema para reforçar conceitos e discutiremos e faremos cálculos da vazão disponível e necessária.
No nosso caso, foi usada como meio para relembrá-los de como obter a área de uma bacia hidrográfica o software ILWIS, que será utilizada na aula em que ensinaremos como fazer estudos de regionalização hidrológica e a Outorga do uso da água. Conhecemos também o banco de dados hidrometeorológicos do Estado de São Paulo e o SIGRH - Sistema de Informações para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
QUANTO E QUANDO IRRIGAR?
É o que chamamos de manejo da irrigação, que pode ser feito por estimativa do consumo de água através da atmosfera, baseada na evapotranspiração, ou na medição do estoque de água no solo.
Conheça o clima da região no canal CLIMA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e saiba mais sobre a nossa região.
Finalizaremos esta semana com os princípios do gerenciamento de recursos humanos e de equipamentos. Teremos aula prática de equipamentos e sensores para auxiliar-nos no manejo da irrigação.
Lembramos que nossas ilustrações utilizadas em aulas podem ser acessadas no canal no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, assim como a Bibliografia sugerida durante o nosso curso e listas de exercícios estão no canal Atividades Acadêmicas.
As ilustrações e o tutorial estão disponíveis no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Comentários
Postar um comentário