TEMAS PARA A NOSSA PRÓXIMA AULA

Na semana passada continuamos nosso curso, abordando qualidade da água (1, 2) e também demos continuidade à uma prática simples de se fazer, mas de muito conteúdo. Vimos através dela as propriedades físico-hídricas do solo, definimos e mostramos o que seria um bom projeto de irrigação e também manejo da irrigação e a importância da uniformidade da aplicação da água para a maior e/ou produtividade. Enfim, tivemos o conceito de eficiência do uso da água, atualmente, tratado como produtividade da água.

As fotos a seguir, tiradas em 19 de agosto de 2010, ilustram a situação, onde "irrigamos" apenas 30% da necessidade da cultura e também a real necessidade, representada pela própria evapotranspiração de referência (ETo), uma vez que o Kc da grama é 1,0.


Também "irrigamos" com uniformidade e de qualquer jeito, representando um sistema mal dimensionado ou com desuniformidade na aplicação de água. O resultado é visual!

Temos o Rio Paraná ao fundo na foto acima! Acreditem, o pôr do sol neste local é lindo e muitas vezes foi retratado neste blog!



Infelizmente não faremos, como programado, a aula prática de hidrometria e qualidade da água, devido à indisponibilidade do ônibus, estando esta aula agendada para o dia 30 de agosto. Mas você já podem conferir como será a aula no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo como base o registro das aulas anteriores. Outras aulas práticas também podem ser visualizadas e assim, desde já formar a base técnica para dinamizarem com perguntas as aulas deste semestre. Confira!

Continuaremos a responder aos questionamentos que devem ser levados em consideração quando pensamos em agricultura irrigada. Já vimos a importância de se garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e necessidade de respeitar a legislação e iniciamos a discussão do POR QUE IRRIGAR?

Alguns exemplos de como a agricultura irrigada desenvolveram municípios e regiões inteiras:
. Juazeiro está localizado no extremo norte da Bahia, no Vale do São Francisco em uma área territorial de 6.390 km². O município tem uma população de 243.896 habitantes e fica distante da capital 500 quilômetros. Devido à agricultura irrigada, Juazeiro se tornou um dos maiores centros produtores de frutas tropicais do país. A região é também conhecida pela produção de vinhos.
. O município de Petrolina (PE) localizado no Vale do São Francisco ocupa uma área territorial de 4.559 km² e tem uma população de 281.851 habitantes. É considerado o segundo centro vinícola do país, cujo primeiro lugar é ocupado pela região sul. Veja como a Prefeitura arrecada e investe os seus recursos!
. Já no Ceará, em 10 anos, valor da produção saltou de R$ 131,9 mi para R$ 909,4 mi e a agricultura irrigada avançou consideravelmente. Prova disso é que a área cultivada nos perímetros irrigados passou de 53.822 hectares, em 1999, para 84.031 hectares, em 2009, proporcionando que o valor da produção saltasse de R$ 131,9 milhões para R$ 909,4 milhões no mesmo período. O crescimento da área plantada foi maior para o setor de flores (1752%), que passou de 25 hectares para 438 em dez anos. Já a área da fruticultura cresceu, em igual intervalo, 55% (de 17.959 ha para 39.832 ha) e a de hortaliças teve ampliação de 57,16% (de 3.069 ha para 7.163 ha). “Essa expansão possibilitou que o Ceará saísse da 15a posição no ranking dos Estados exportadores de frutas para a 2a colocação, atrás apenas da Bahia e além disso, o Estado é hoje o maior exportador de rosas do País”, afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira. MAIS!

Vimos que quem comanda este processo de decidir o grau de importância e a capacidade dos sistemas de irrigação é o chamado balanço hídrico e vimos também que mesmo em regiões onde o total das chuvas é maior que a evapotranspiração, pode ser necessário o uso de sistemas de irrigação. A necessidade de irrigação vai depender da distribuição das chuvas no tempo. Lembramos também o conceito e a importância da CAD - Capacidade de Água Disponível.

O nosso último artigo publicado retrata exatamente a questão do balanço hídrico no noroeste paulista. O título do artigo é BALANÇO HÍDRICO COMO FERRAMENTA AO PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO PARA A REGIÃO DE MARINÓPOLIS, NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO e o balanço hídrico mostrou oito meses de deficiência hídrica no solo (abril a novembro) com total acumulado de 490 mm, concluindo-se que haveria risco elevado com o cultivo sem o uso de sistemas de irrigação, que devem ser projetados para atender uma demanda entre 3,9 e 4,6 mm/dia.

Iniciamos os estudos do COMO IRRIGAR? Vimos as diferenças entre métodos (1) e sistemas de irrigação. Os métodos de superfície e aspersão começaram a serem explicados em seus diferentes sistemas e as propriedades físico-hídricas necessárias ao uso de cada sistema de irrigação. Seria interessante que desde já iniciassem a resolução das listas de exercícios para a melhor compreensão do curso.

Também COM QUE ÁGUA IRRIGAR?
Disponibilidade e qualidade da água serão abordadas em seus principais aspectos, mas sempre com ênfase a irrigação. Vimos qualidade, mas voltaremos ao tema para reforçar conceitos e discutiremos e faremos cálculos da vazão disponível e necessária.

No nosso caso, foi usada como meio para relembrá-los de como obter a área de uma bacia hidrográfica o software ILWIS, que será utilizada na aula em que ensinaremos como fazer estudos de regionalização hidrológica e a Outorga do uso da água. Conhecemos também o banco de dados hidrometeorológicos do Estado de São Paulo e o SIGRH - Sistema de Informações para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

QUANTO E QUANDO IRRIGAR?
Conheça o clima da região no canal CLIMA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e saiba mais sobre a nossa região.


Finalizaremos esta semana com os princípios do gerenciamento de recursos humanos e de equipamentos. Teremos aula prática de equipamentos e sensores para auxiliar-nos no manejo da irrigação.

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