BOLETIM DO CLIMA: 18 DE SETEMBRO DE 2010

Bom dia!

Neste momento (00:30 hs) a Estação Meteorológica monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 28,3°C e umidade relativa do ar de 41,7%.

Ontem, a temperatura média do ar foi de 30,2°C, sendo a mínima de 22,5°C (06:40 hs) e a máxima de 38,5°C (14:55 hs). A temperatura de 38,5°C é a temperatura mais alta já registrada este ano. Essas elevadas temperaturas no inverno é resultado dos impactos ambientais que vem ocorrendo no mundo.

A umidade relativa média do ar foi de 38,7%, sendo a mínima de 17,2% (14:15 hs). A baixa umidade relativa do ar que predomina a região tem causado danos a saúdes de muitas pessoas, se cuide tome bastante líquido e evite exercícios físicos das 10:00 as 17:00 hs, pois são os horários mais críticos do dia.

A evapotrasnpiração de ontem foi de 2,9 mm/dia. A evapotranspiração é influenciada pela temperatura e umidade média, radiação líquida, pressão atmosférica, velocidade do vento e fluxo de calor do solo.

Para o manejo da cultura, deve-se multiplicar esse valor pelo coeficiente de cada cultura (Kp), pois, cada uma apresenta um comportamento diferente, com por exemplo o tamanho e número de folhas de uma determinada cultura sobre a outra.

Assim, esta contempla uma informação de essencial para o manejo da irrigação, onde o produtor entrega o tanto de água necessário a cultura.

Pastagem irrigada com pivô central

Confira o nosso canal no You Tube que demonstra as queimadas na região, entrevistas, avaliação de sistemas de irrigação entre outros.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características