ILWIS - TUTORIAL I

Figura 1. Tela principal do software ILWIS.

Na janela principal, na coluna à esquerda denominada de OperationList. Posicione o mouse sobre qualquer um dos comandos e observe que na LINHA DE STATUS, aparece uma descrição curta sobre a função do comando.

Observem no conteúdo de pasta os tipos de arquivos disponíveis, cada ícone tem um formato diferente e o desenho de sua representação. Na figura abaixo, os tipos de arquivos e o significado de cada um.


Figura 2. Representação dos arquivos disponíveis no conteúdo de pasta.


Operation List - lista de comando


Vamos fixar algumas operações básicas do programa, antes de iniciarmos qualquer outra atividade.

Na tela principal, temos uma coluna à esquerda, denominada Operation List (Lista de Comandos).

Posicione o mouse sobre qualquer um dos comandos e observe que na LINHA DE STATUS, aparece uma descrição curta sobre a função do comando. Por exemplo, posicione o mouse sobre os comandos abaixo e tente escrever na sua frente a função de cada comando:

# Attribute map of raster map:
_____________________________________________________________
# Distance calculation
_____________________________________________________________
# Glue Raster map
_____________________________________________________________
# New Coordinate System
_____________________________________________________________
# Submap of segment map:
_____________________________________________________________

Agora, posicione o mouse sobre um comando e clique com o botão direito. Selecione HELP. Observe que aparece uma explicação da função do comando selecionado.


Barra de menu - Menu bar


Na parte superior da janela principal do ILWIS, temos a Barra de Menus, Linha de Comando e Barra de Botões.

A barra de menus pode ser usada para selecionar todos os comandos, mudar o conteúdo da pasta de trabalho e acessar o HELP do Programa.

Figura 3. Menu HELP, com finalidade de ajuda para o usuário.

Para convencionarmos nossas aulas, sempre que falarmos: MENU, significa que queremos acessar algum comando ou função através da barra de menus.
Vamos acessar a lista de comandos (OPERATIONS):


Figura 4. Menu Operations.

Uma vez aberto, observe que o OPERATIONS/MENU contém uma relação de todos os comandos. Os triangulos à direita de cada comando indicam a existência de um submenu.

Em seguida com o mause, procure o item de interesse do menu Operation, e procure o submenu, como representado na figura abaixo.


Figura 5. Exemplo de Submenu e suas funções.

Alguns exemplos de uso:

Clique em Visualization.

Selecione SHOW MAP. Na Janela Aberta, você pode abrir um determinado plano de informação.

Faça um teste, e peça para abrir um arquivo.

Em seguida feche todas as janelas e volte para a janela principal do programa.

Propriedades de um arquivo – Properties

Procure no conteúdo de pasta um arquivo de seu interesse e primeiramente clique com o botão esquerdo no arquivo e em seguida com o botão direito do mouse.

Conforme a Figura abaixo, o arquivo selecionado foi um arquivo RASTE¹.

Figura 6. Arquivo RASTER presente no conteúdo de pasta e sua propriedade.

¹ Os dados espaciais também podem ser armazenados em uma estrutura matricial, ou em grade (raster structure). Essa estrutura de dados é representada por um matriz com n linhas e m colunas, M(n,m), na qual cada célula, denominada de pixel (contração de picture element, ou seja, elemento de imagem), apresenta um valor z que pode indicar, por exemplo, uma cor ou tom de cinza a ele atribuído. Produtos advindos do sensoriamento remoto, como imagens de satélite e fotografias aéreas digitais, além de mapas digitalizados, utilizam essa forma de armazenamento (FITZ, 2008).


A finalidade das propriedades de um arquivo é conhecer as suas características. Por exemplo, qual a coordenadas geográfica² utilizadas, qual a característica do mínimo e máximo do retângulo envolvente e o domínio pertencente.

Figura 7. Janela de propriedades de um arquivo, sempre que estiver dúvidas de um arquivo de trabalho consulte este item: properties.

No retângulo envolvente são representados os quatros pontos de um retângulo que pode ser observado em Corne of corne coordinates.

O ponto esquerdo do retângulo (bottom left) denominado também de Mínimo é representado pela numeração. O máximo valor (Top Right) representado pelo ponto direito acima do retângulo e oposto ao ponto esquerdo, observe na figura abaixo a representação do retângulo envolvente.

²O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra.

Tenha o TUTORIAL também em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características