Início do Ciclo de Seminários da AHI

Nesta terça-feira demos início ao Ciclo de Seminários da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira (AHI).

Como já citado em postagem anterior, a partir desta semana todas as terças-feiras das 18:00 ás 19:00 horas haverá um seminário que será apresentado por um dos membros da equipe ou por algum convidado.

Para iniciar tivemos o aluno de Doutorado Renato Momesso Franco apresentando o seminário: Global Water FLow Probe Modelo FP 211 - Novo molinete adquirido pela AHI para medições de vazão.

O seminário que contou com a participação dos membros da AHI e de um convidado, foi dividido em duas partes, sendo a primeira teórica e a segunda prática.

Na parte teórica Renato apresentou a metodologia para a medição de vazão, onde temos que a vazão é igual a velociada da água vezes a área do perfil (Q= V.A), sendo que o molinete é utilizado para obtenção da velocidade da água. Renato reforçou a importancia de se ter uma boa representatividade da área, sendo necessário medir a profundidade do perfil a cada 0,1 m e divindo-se o perfil de 2 a 4 seções para obtenção da velocidade da água em cada perfil, considerando que a velocidade da água não é igual em todo o perfil da área.

Renato ainda apresentou algumas diferenças entre o Molinete modelo FP 211 que foi recentemente adquirido pela AHI e o Molinete modelo FP 201 que era utilizado anteriormente. Entre as diferenças apresentadas destaca-se o novo desing do tubo de medição, onde este apresenta um material mais fino e que proporciona um menor atrito com a água, o que garante maior confiabilidade nos dados, destaca-se ainda as novas funções do display, que apresenta uma nova opção de armazenamento de dados.


Na segunda parte da apresentação, tivemos uma pequena prática, onde os participantes do seminário puderam ver o funcionamento do Molinete e as suas ferramentas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características