SEMINÁRIOS AHI: USO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO COQUEIRO, REGIÃO NOROESTE PAULISTA.



Nesta última terça feira, dia 01 de fevereiro de 2011, a partir das 18 horas foi apresentado o seminário com o título de " Uso da água para irrigação na microbacia do córrego do Coqueiro, região do Noroeste Paulista", pelo Mestrando Diego Gonçalves Feitosa, esse é mais um dos seminários do Ciclo de Seminários da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira.

A microbacia em questão, fica inserida na Bacia do São José dos Dourados, e foi subdividida em outras 5 sub-microbacias.


O trabalho que é financiado pela FAPESP e CNPq, tem como objetivo a caracterização das áreas irrigadas, identificando os usuários da microbacia hidrográfica do córrego do Coqueiro, seus irrigantes e levantando o uso dessas águas.

Dentre os tipo de usos, o mais encontrado foi a captação de reservação de sub superfície, seguido de poço e captação superficial. Também constatou-se que a cultura irrigada de maior relevância na microbacia é a uva, e dos 38 sistemas avaliados, 33 são por microaspersão.

Os principais problemas diagnosticados foram:
  • Falta de mata ciliar
  • Falta de filtros
  • Emissores diversificados
  • Vazamentos
  • Bombas super-dimensionadas
  • Uso empírico da irrigação.
Diego, Bolsita FAPESP em Iniciação Científica e agora Mestrando na UNESP Ilha Solteira

Alvaro Salles Filho, Tamíris Azoia, Mauricio Leite e Fernando Tangerino

O que vale ressaltar é que 100 % dos agricultores fazem uso da irrigação sem nenhuma precisão e técnica avançada.O que nos faz refletir sobre a importância da extensão universitária e na capacitação dos agricultores a utilizar a irrigação de forma racional, aumentando seus lucros, contribuindo com o meio ambiente e economizando o nosso bem maior: a água.

O ciclo de seminários da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira continua às terças, no mesmo horário, na sala de reuniões do LHI, e está de portas abertas a todos os interessados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características