SEMINÁRIO: "BASES TEÓRICAS E APLICAÇÕES DO ALGORITMO SEBAL"

Foi realizado no dia 24/03/2011 (quinta-feira), no Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI)da UNESP Ilha Solteira, o seminário com o tema "Bases teóricas e aplicações do algoritmo SEBAL", apresentado pelo Prof. Fernando Braz Tangerino Hernandez, fazendo parte do Ciclo de Seminários na Área de Hidráulica e Irrigação (AHI).


Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez em 24/03/2011

Semanalmente, entre 18 e 19 horas, é realizado um Seminário na sala de reuniões do LHI da Área de Hidráulica e Irrigação (AHI). O Professor Fernando Tangerino fez um histórico e mostrou a importância do Algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithms for Land), desenvolvido em 1995 por Wim Bastiaanssen e que têm como objetivo principal a obtenção da evapotranspiração (ET) através de dados de imagem digital e alguns dados complementares de superfície.

É um algoritmo semi-empírico que promove a parametrização do balanço de energia e fluxos de superfície baseado em alguns dados locais e medições espectrais de satélites. É necessário que os canais visíveis, infravermelho próximo e infravermelho termal sejam tomados como dados de entrada para o processo. O algoritmo é validado em vários ecossistemas mundiais. Foi bastante comentada a bibliografia e trabalhos do Dr. Richard G. Allen (University of Idaho).


Engenheiros Agrônomos Diego e Marcus, Analista de Sistemas Jean Carlos, Engenheiro Ambiental Gilmar e ao fundo o Engenheiro Agrônomo Ronaldo, todos Orientados do Professor Fernando Tangerino e que compõem parte da AHI

Segundo Bastiaanseen (2000), o SEBAL é um algoritmo para determinação dos mapas de Evapotranspiração para grandes áreas. Ele é processado por meio de rotinas computacionais que predizem um balanço completo da radiação e da energia ao longo da superfície da Terra. Utiliza imagens coletadas pelo sensores TM Landsat 5 e 7, ou outro sensor que colete faixas do espectro na região do infravermelho refletivo e termal.

No entanto, a teoria é independente do tipo de satélite e o uso do algoritmo SEBAL pode ser aplicado para outras imagens de satélites desde que se utilizem os parâmetros de forma apropriada.


Orientados da AHI participando do Seminário intitulado como: "Bases Teóricas e Aplicações do Algoritmo SEBAL", em 24/03/2011, no Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI).

Dentre os objetivos do SEBAL é estimar os componentes do Balanço de Radiação (Rn), do Fluxo de Calor no Solo (G) e do Fluxo de Calor Sensível (H), ou seja, a energia à superfície, determinando-se aevapotranspiração/evaporação horária em determinada região de estudo, utiliza o programa ERDAS IMAGE 8.5 que georreferencia as tipologias para serem utilizadas pelo algoritmo SEBAL.


Professor Fernando Tangerino discute trabalhos que devem ser conduzidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em 24/03/2011

O Professor Fernando Tangerino explicou como foram conduzidos os trabalhos na Utah State University, junto com o Dr. Christopher Neale, no final de 2010 e que resultou no artigo "Avaliação preliminar do modelo SEBAL para a estimativa da distribuição espacial da evapotranspiração em áreas irrigadas no noroeste paulista" que tem como autores Antônio Heriberto de Castro Teixeira, Christopher Neale, Fernando Braz Tangerino Hernandez e Saleh Taghvaeian e que foi selecionado para apresentação oral no XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que será realizado em Curitiba (PR), de 30 de abril a 5 de maio.

Também foi salientado que a AHI deve adquirir expertise para fazer todo o processamento das imagens e do algoritmo no ILWIS.

O conhecimento da evapotranspiração em escala regional é indispensável em planos de gerenciamento dos recursos hídricos, uma vez que, juntamente com outros fatores, condiciona temporal e espacialmente as disponibilidades e os déficits (Santiago, 2001; Alkaeed et al., 2006).

Finalizando o Seminário, o Professor Tangerino, explanou que o modelo SEBAL tem sido aplicado em várias regiões do planeta e tem como principal atrativo o reduzido número de dados climatológicos de superfície necessários ao equacionamento do balanço de energia.

Estiveram presentes no Seminário os alunos e funcionários da Pós-Graduação: Ronaldo, Renato, Marcus, Gilmar, Diego e Jean, onde receberam informações importantes sobre o modelo/algoritmo SEBAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características