Seminário da AHI sobre o algoritmo SEBAL



O seminário de ontem com o título: SEBAL: Requerimentos básicos e sua utilização para estimativa de evapotranspiração em escala regional, foi ministrado pela aluna Juliana Oliveira Damião (Foto abaixo), graduanda do quarto ano de Agronomia.

A apresentação contou com a presença dos membros da AHI, entre eles os Professores Fernando Braz Tangerino Hernandez e João Luis Zocoler além do mais novo membro da equipe, o aluno de Doutorado Marcus Damião de Lacerda.

O seminário apresentado abordou desde a história do algoritmo SEBAL que foi desenvolvido pelo Dr. Wim Bastiaansen, sendo o primeiro protótipo aplicado em 1988 para estimar a evapotranspiração no Egito.

A apresentação foi muito rica em informações, tanto sobre a metodologia do algoritmo, quanto as suas finalidades, onde o SEBAL apresenta ser uma interessante ferramenta para a estimativa da evapotranspiração regional, possibilitando a determinação da produtividade de água através estimativa da matéria produzida e do volume de água consumido.

Após a apresentação foi realizada uma discussão sobre o assunto, onde muitas dúvidas foram esclarecidas sobre este tema que ainda é novo, mas já é uma realidade dentro dos projetos de pesquisa da AHI.

O uso do SEBAL para a estimativa da produtividade de água, faz parte do projeto "Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra", onde a rede de estações agrometeorológicas esta sendo implantada pela AHI na região do Noroeste Paulista.

A próxima apresentação será na próxima quinta feira (24/03) e será apresentada pela aluna Tamaris Azoia de Souza com o título: SGI na identificação das áreas irrigadas no noroeste paulista.

O artigo "Avaliação preliminar do modelo SEBAL para a estimativa da distribuição espacial da evapotranspiração em áreas irrigadas no noroeste paulista" de autoria dos Pesquisadores Antônio Heriberto de Castro Teixeira, Christopher Neale, Fernando Braz Tangerino Hernandez e Saleh Taghvaeian terá apresentação oral no XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que será realizado em Curitiba (PR), de 30 de abril a 5 de maio de 2011.

Trata-se do primeiro artigo utilizando SEBAL na região noroeste paulista e que coloca a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira como pioneira na utilização desta técnica envolvendo sensoriamento remoto aplicado aos recursos hídricos na região noroeste paulista, como parte do trabalho de cooperação com a EMBRAPA Semi Árido e UTAH STATE UNIVERSITY.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características