XXII CONIRD será em Cascavel, em novembro

Coloquem em suas agendas, o XXII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação será em Cascavel - PR, de 4 a 9 de novembro de 2012. A promoção é da ABID em parceria com o Governo do Estado do Paraná, sob a liderança do IAPAR e participação das cooperativas da região.

O sul do país sofre com a seca, que representará perdas significativas na produtividade das lavouras de sequeiro e o Estado do Paraná também sente esta falta de chuvas. Para o o Presidente da ABID Helvécio Mattana Saturnino "apesar de contar com um excelente oferta de recursos hídricos superficiais, o Estado do Paraná, somente nos últimos anos experimenta o avanço nas áreas irrigadas, especialmente para a pastagem e a promoção do XXII CONIRD em seu território, com as parcerias para a sua realização, deverá ajudar a implementação de novas áreas irrigadas".

Saiba mais sobre agricultura irrigada no  ótimo artigo da Pesquisadora Regina Pires e Colaboradores: "Agricultura Irrigada".  A tecnologia que domou os desertos de Israel será exibida em maio, durante a Agritech, inovações em fertirrigação, reúso de água, cultivo em estufas e gestão de rebanhos. Saiba mais sobre a irrigação em Israel na matéria de Bruno Blecher no Globo Rural!

Veja também como foram as edições anteriores do CONIRD e a participação da UNESP Ilha Solteira, AQUI neste Blog, ou no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação.

Irrigação no mundo: FAO ajudará a reconstruir sistemas de irrigação no Afeganistão
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou nesta terça-feira, 14, que está intensificando o suporte para reabilitar os arruinados sistemas de irrigação do Afeganistão, em um esforço para ajudar os agricultores locais a aumentar a produção e melhorar a segurança alimentar.

A FAO revelou ter assinado um acordo de US$ 27,7 milhões com o Ministério de Água e Energia do país para fornecer assistência técnica ao Projeto de Desenvolvimento e Restauração da Irrigação, destinado a melhorar o conhecimento e as habilidades dos produtores para executar e manter tais sistemas.

Décadas de conflito e a migração das zonas rurais contribuíram para o abandono das redes de irrigação do país, com a falta de instalações eficientes deixando muitos produtores afegãos sem água suficiente para a agricultura, incluindo a produção de trigo.

"O trigo é a safra mais importante para o Afeganistão, porque para 80% a 100% da população local é o alimento básico número um", disse Pasquale Steduto, diretor da Unidade de Desenvolvimento e Gestão de Água da FAO. "Aproximadamente 80% das áreas que os produtores cultivam são destinadas ao trigo, então qualquer redução na safra significa uma escassez de alimentos. Prejudica diretamente a situação de segurança alimentar no Afeganistão", acrescentou ele.

A reabilitação dos esquemas de irrigação em todo o país deve cobrir cerca de 300 mil hectares, elevar as áreas irrigadas em quase 15%, ampliar em torno de 20% a produtividade e beneficiar aproximadamente 230 mil famílias, segundo a organização. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características