Próxima palestra em DOURADOS - 19/11/2009: Sistemas e Manejo da Irrigação em Fruteiras

Nossa próxima participação externa será no Seminário Estadual de Fruticultura, promovido pela AGRAER e EMBRAPA - Agropecuária Oeste, nos dias 18 e 19 de novembro de 2009 em Dourados - MS.

No dia 19 de novembro, as 09 horas faremos a palestra "Sistemas e Manejo da Irrigação em Fruteiras", onde iniciaremos fazendo o contexto e a importância da fruticultura, especialmente a irrigada para o desenvolvimento sócio-econômico regional e também destacando os efeitos multiplicadores da agricultura irrigada.

Com apenas 18% das frutas e hortaliças comercializadas no CEASA-MS provenientes do Estado do Mato Grosso Sul e segundo o último Censo do IBGE (2006) com apenas 309 propriedades produzindo frutas em 1.005 hectares, representadas pelas culturas de goiaba (42 hectares), coco (332 hectares), laranja (419 hectares), maracujá (28 hectares), tangerina (80 hectares), uva de mesa (20 hectares) e limão (87 hectares).

Na outra ponta, Mato Grosso do Sul conta com apenas 2,6% da área irrigada brasileira (116.612 hectares), praticada em apenas 0,6% das propriedades brasileiras.

Tudo somado, CEASA - MS comercializando anualmente cerca de 122.817 toneladas de produtos hortigranjeiros, elevada importação dos outros Estados brasileiros e baixa área irrigada, Mato Grosso Sul, se formatar uma política adequada de apoio a fruticultura, pode ser uma grande centro de oportunidades a diferentes profissionais.

A seguir defenderemos a importância do irrigante fazer o planejamento adequado do seu seu projeto de irrigação, mostrando a diferença entre projetos e "ligação de canos" e como um projeto adequado pode contribuir para o sucesso empresarial.

Os fatores que devem serem considerados na elaboração do projeto de irrigação será discutido e por fim como usar os equipamentos de irrigação adequadamente, fazendo o manejo racional da irrigação, ou seja, como e porque devemos aplicar água no momento e quantidade adequada para cada cultura.

No mesmo dia 19 de novembro, outro representante da UNESP, o Professor Dr. Aloísio Costa Sampaio, da Faculdade de Ciências de Bauru, fará sua palestra sobre o "Cultivo do Maracujá", tema desenvolvido em atividades de pesquisa e extensão, com o agrupamento de pequenos produtores da região de Bauru, que dentro de um Projeto de grande êxito, de Políticas Públicas financiado pela FAPESP, obteve grande repecursão pela melhoria da qualidade da produção e também do aumento da produtividade.


O Seminário Estadual de Fruticultura acontecerá no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, localizado na Rodovia BR 163 km, 253,6, em Dourados-MS.

A Organização do Seminário Estadual de Fruticultura destaca que a fruticultura é uma atividade de grande importância social e econômica para o Estado de Mato Grosso do Sul. É um dos ramos do agronegócio brasileiro com maior capacidade de geração de emprego e renda. Dentro do Agronegócio, é consenso geral que o cultivo de algumas frutíferas pelas suas características de elevada produtividade e rentabilidade por área cultivada, pode vir a viabilizar economicamente pequenas propriedades rurais.

Mas, para a exploração bem sucedida da atividade existem fatores que podem ser considerados como limitantes ou que representam desafios a serem vencidos para o sucesso dos empreendimentos frutícolas. Entre os principais, estão a demanda de conhecimentos tecnológicos sobre aquisição de mudas de qualidade, livre de pragas e doenças, bem como dos sistemas de produção das culturas (preparo do solo, adubação, controle de pragas e doenças, manejo das plantas, colheita, etc), pós-colheita e mercado.

Nesse sentido, destacam que o Seminário Estadual de Fruticultura tem como objetivos:
• Apoiar pólos produtivos de frutas implantados e em fase de implantação no Estado de Mato Grosso do Sul;
• Desenvolver a fruticultura no MS e através do trinômio conhecimento, tecnologia e extensão buscar solução para a cadeia produtiva, em todo o Estado, tornando os sistemas locais eficientes, competitivos e rentáveis, para gerar melhor qualidade de vida à família rural;
• Reduzir a importação de frutas provenientes de outros Estados, oferecendo no mercado estadual, frutas frescas e de qualidade;
• Fornecer opções de diversificação da renda ao produtor rural.

O público-alvo deverá ser produtores, profissionais ligados à pesquisa, assistência técnica, extensão rural e acadêmicos de agronomia e áreas afins.

Mais informações:
Local para inscrições e informações:
Agência Regional da Agraer – Dourados
Rua João Rosa Góes, 955 – Centro – Dourados, MS
Fones (67) 3423-3561 e (67) 3422-1440
Email: seminario_fruticultura@cpao.embrapa.br
Local: Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados, MS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características