UNESP ganha mais um Livre Docente

Tivemos a satisfação de participar em Bauru nos dias 29 e 30 de outubro da Banca do Concurso de Livre Docência em Botânica Econômica do Professor Aloísio Costa Sampaio, tornando-se o mais novo Professor Adjunto da UNESP, lotado na Faculdade de Ciências do Campus de Bauru, Departamento de Ciências Biológicas.

O Professor Aloísio passou pelo Concurso que tem se tornado cada vez exigente e que muitos Docentes irão se aposentar sem chegar à Professor Adjunto. Primeiro, uma lista de 12 obrigações em que pelo 8 devem ser cumpridas atendendo a Resolução UNESP Número 05 de 17 de março de 2.003. Depois a formalidade do Concurso, que por si só já exige muito tempo e dedicação na preparação e quando chega a hora, a apreensão também se evidencia.

Aloísio defendeu a Tese "Avaliação do crescimento vegetativo, produtividade e análises tecnológicas de cinco cultivares de abacaxi", mas também foi avaliado em prova escrita, prova didática e análise do Memorial, tendo alcançado a média de 9,11, depois de 22 anos de formado em Agronomia e 21 anos de carreira Universitária, lecionando também na Pós-Graduação na UNESP Botucatu.

O Professor Aloísio defende que o abacaxi, assim como as demais frutas deva ter rastreabilidade, e para fins didáticos publicamos também fotos de um abacaxi "rastreado", onde um código de barra identifica a origem do abacaxi comercializado em Campinas. O selo é preso com um elástico dada a dificuldade de colá-lo no abacaxi.


Estiveram comigo na Banca Examinadora João Alexio Scarpare Filho (ESALQ-USP), Sarita Leonel (UNESP Botucatu), Luis Antônio Gallo (ESALQ-USP) e Ricardo Alfredo Kluge (ESALQ-USP).

Aloisio abre a sua Tese com os seguintes dizeres:

"Assumir nossos objetivos exige muita coragem em um mundo que quer definir o que é sucesso.
Assumir nossos sentimentos exige muita coragem em uma sociedade que nos pressiona para sorrir o tempo todo.
Assumir nossos erros exige muita coragem em um mundo que parece ser feito de pessoas que sempre ganham todas...
Assumir nossa ignorância exige muita humildade nesse mundo de quem sabe tudo.
Mas tenho certeza de que, se acreditarmos que é possível, poderemos construir um mundo em que todos simplesmente sigam sua vocação, sem se preocupar em superar as outras pessoas todos os dias de sua vida." (Roberto Shinyashiki em "Heróis de Verdade", 2005)

Aloísio, fica aqui registrado os nossos PARABÉNS e gratidão pela amizade e receptividade pela qual somos sempre distinguidos quando nos encontramos.


João Alexio Scarpare Filho (ESALQ-USP), Sarita Leonel (UNESP Botucatu), Fernando Braz Tangerino Hernandez (UNESP Ilha Solteira), Luis Antônio Gallo (ESALQ-USP) e Ricardo Alfredo Kluge (ESALQ-USP).

Abraço e expressão de satisfação da mamãe!

A aula foi sobre Manejo Integrado de Pragas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características