Um pouco da história, agricultura irrigada e irrigação paisagística

Obra considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, os Jardins Suspensos foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C., tornando-se uma das principais obras arquitetônicas empreendidas pelo monarca durante seu reinado pela Mesopotâmia. Saiba como se fazia a irrigação para que desde aquela época se tivesse tudo sempre verde e florido... Mais sobre a água e a história da formação do Estado Egípcio e sobre a Mesopotâmia de Fertilidade Crescente... ou ainda confira, "O que vale mais? Água ou petróleo?"

E o Rio Eufrates, a oeste do Rio Tigre... Saindo da Turquia, o Rio Eufrates penetra nas planicies da Siria, forma o Lago Assad e depois atravessa a região árida e quase desértica de Al Jazirah antes de entrar no Iraque. O Rio Tigre faz a fronteira entre Turquia e Siria no extremo nordeste da Siria. A região da Siria e seus vizinhos como Jordânia, Libano e Israel é conhecido como ORIENTE PRÓXIMO e com exceção da Jordânia, são banhados pelo Mar Mediterrâneo, enquanto a Jordânia tem uma saída para o mar pelo Golfo de Aqaba.
Nesta parada no ORIENTE PRÓXIMO, podemos dizer que as costas voltadas para o Mar Mediterrâneo são extremamente férteis. Nesta região Israel possui inúmeras fazendas com agricultura irrigada, utilizando modernas técnicas e que aos poucos estão sendo implantadas na Síria. No litoral mediterrâneo cultivam-se oliveiras, frutas cítricas e um pouco mais para o interior, são cultivadas beterraba, algodão, tabaco, trigo e cevada. Existem também atividades extrativas de minérios como o cobre e principalmente de fosfatos, sendo Israel um país industrialmente desenvolvido, o que já não ocorre com seus vizinhos. Mais...

Cada vez mais utilizada, a irrigação de parques, jardins e campos esportivos traz beleza e uma composição paisagística com o sol, que dependendo do ângulo dos raios impressiona pelo efeito produzido, como já escrevemos na revista CASANOVA. Mas as vezes, se não tiver atenção com a programação do controlador, pode trazer alguns problemas como no jogo do Cruzeiro, amplamento divulgado na imprensa, quando uma falha na programação do sistema, paralisou a partida por três minutos (1, 2). De qualquer maneira a imagem dos jatos de água é sempre bonita.

E a cidade de Santa Fé do Sul revitalizará a Praça da Matriz e um sistema de irrigação será implantado, além de outras melhorias. Enquanto isso... a população de Luís Eduardo na Bahia, espera, com ansiedade, que entre na pauta do Executivo a licitação para a instalação do sistema de irrigação da nova praça, fronteira ao Posto 90.

E uma chuva nada convencional atingiu uma pequena cidade do norte da Austrália. Quem pensa que a chuva ácida é a chuva mais estranha que pode existir ainda não ouviu falar na cidade de Lajamanu. Moradores dessa pequena cidade presenciaram um fenômeno por deveras bizarro. Segundo relatos de moradores, uma grande quantidade peixes brancos caíram do céu, provenientes de densas nuvens de chuva. Os moradores da pequena cidade recolhiam os peixes em baldes. E para espanto da pequena comunidade de 669 habitantes, alguns dos animaizinhos ainda estavam vivos. Veja a explicação para o fenômeno...

Europa está a perder os Alpes: o “reservatório de água” da Europa. Estes glaciares fornecem 40% da água potável do continente europeu. Puros e abundantes , os córregos alpinos alimentam a maior parte dos rios, incluindo o Danúbio, o Reno, o Po e o Ródano, proporcionando a irrigação e o transporte de água numa grande parte da Europa. Mais...

Potencial hídrico desperdiçado no Oeste do RN: 3,5 bilhões de metros cúbicos de água doce armazenada em açudes e barragens da Região Oeste do Rio Grande do Norte, um grande potencial hídrico pouco aproveitado pela população da região, especificamente na agricultura irrigada. Para o reitor Josivan Barbosa, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), falta ao Rio Grande do Norte o que está sendo feito no Ceará.
Barbosa se refere ao aproveitamento da água da Barragem do Castanhão, que tem capacidade para armazenar 7,2 bilhões de metros cúbicos de água na região do Vale do Jaguaribe. "O Distrito Irritado do Jaguaribe-Apodi (DIJA) tem 2,5 mil hectares. São mais de 300 colonos que estão assumindo o controle administrativo da área, produzindo e gerando milhares de empregos diretos e influenciando diretamente na balança comercial do Estado. Mais...

Enquanto isso, em Brasília, em discurso no Plenário nesta terça-feira (9 de março), o senador César Borges (PR-BA) afirmou que a agricultura irrigada é uma das formas mais eficientes de gerar riqueza nas regiões semiáridas do Nordeste brasileiro. Borges disse que "a solução para desenvolvimento do nordeste é a agricultura irrigada".

Saiba mais sobre o Monte Hermon, o cume mais alto da região centro-oeste da Asia, com 2.814 m. Já nas Colinas de Golan (foto), ao norte de Israel, em território Sírio nasce o Rio Jordão que separa Israel da Jordânia. Atravessa o Mar da Galiléia e da nascente ao MAR MORTO onde desemboca são cerca de 100 km. Nas nascentes o rio se situa acima do nível do mar e a medida que avança vai perdendo altitude, chegando ao MAR MORTO 400 metros abaixo do nível do mar, sendo o rio mais "profundo" (abaixo do nível do mar) em altitude em relação ao nível do mar. Sua profundade é rasa, não ultrapassa 3 metros e sua largura não ultrapassa 30 metros.
O Rio Jordão (ver fotos antes e depois do Mar da Galiléia 1, 2, 3, 4, 5), essencial no desenvolvimento da agricultura irrigada de Israel é um rio pequeno em comparação com os rios que existem no Brasil, mas de fundamental importância para a região, que sofreu ao longo de 5.000 anos uma devastação e degradação ambiental juntamente com os solos (bacia com planícies ao norte e mais para o sul desertos e vales profundos já próximos ao MAR MORTO), sem qualquer possibilidade de recuperação, devido à falta de precipitações chuvosas na região.
O MAR MORTO recebeu este nome no século II da era cristã porque nenhum ser vivo conhecido consegue viver ou se desenvolver nas águas do MAR MORTO, que é dez vezes mais salgado que as águas dos oceanos. A concentração de sais é muito grande, possui 30 a 35 g de sais por 100 ml de água, enquanto nos oceanos este teor é de 3,0 g de sal por 100 ml.


No CHILE também há um "Mar Morto" - Lagunas Cejas, Salar de Atacama, ficam no Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile e com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas, muito conhecida, é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros. Veja algumas fotos e o relato de uma viagem a Lagunas Cejas a um lago onde se tem tanto sal, que não se afunda... Mas também tem as áreas irrigadas que faz do Chile um grande exportador de frutas e vinhos, como por exemplo os excelentes vinhos da Viña Montes ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características