ESTAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA FOI INSTALADA NA REGIÃO DE PARANAPUÃ

Ontem, a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira esteve na propriedade do Senhor Edvaldo Costa Melo, município de Paranapuã para realizar a instalação da primeira das setes estações agrometeorológicas.

O projeto intitulado como "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA" e Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido financiado pela FAPESP e FACEPE e sob a Coordenação pelo Estado de São Paulo de Fernando Braz Tangerino Hernandez e pelo Estado de Pernambuco de Antônio Heriberto de Castro Teixeira, possibilitará mais sete estações agrometeorológicas na região noroeste paulista.

Das sete estações adquiridas pelo projeto, a primeira foi instalada no município de Paranapuã, onde a agricultura irrigada é uma realidade, com destaque para a cultura de citrus. As demais estações serão instaladas nos municípios de Populina, Sud Mennucci, Santa Fé do Sul, Itapura entre outros locais ainda pré-definidos.


Atualmente a Área de Hidráulica e Irrigação conta com o monitoramento climático diário de duas estações localizadas nos municípios de Ilha Solteira (desde 1991) e Marinópolis (desde 1999).

A estação agrometeorológica possui inúmeras finalidades, entre elas, auxiliar no manejo da irrigação, criar um banco de dados para o município, auxiliar no manejo rural de como aplicação de herbicidas que são influenciados pela temperatura, umidade e direção do vento entre outras atividades.

Ligação dos sensores

Desde do dia 09/12 o local delimitado para instalação da estação, recebeu a implantação de sistema de irrigação por gotejamento a fim de assegurar o estágio vegetativo da cultura.

A partir de hoje, a estação agrometeorológica localizada no município de Paranapuã irá coletar dados de temperatura e umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação global, líquida e fotossinteticamente ativa e chuva com registro de dados a cada 10 segundos (tempo de varredura). A partir destes dados será possível determinar a evapotranspiração da região que ajudará os irrigantes a usarem a água com mais eficiência.

Evapotranspiração é a perda de água para a atmosfera por evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser suprida pelas chuvas ou irrigação para a máxima produção.

A previsão é de que estes dados diários estarão disponível livremente na Internet a partir de fevereiro de 2011 em tempo real.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira agradece a cooperação e atenção do Senhor Edvaldo Costa Melo e toda a sua família por ajudar-nos no processo de modernização da nossa agropecuária.

Além do apoio fornecido pelo pessoal da Casa da Agricultura de Paranapuã na pessoa de Márcia Rosana e Cícera, o qual ficamos muito grato.

Em pé: Juliana (AHI), Diego (AHI), Gilmar (AHI), Edvaldo (Proprietário), Ronaldo (AHI), Rosana (Casa da Agricultura) e Ernestino (Proprietário)
Agachado: Eduardo (UNESP) e Jean (AHI)

Confira alguns trabalhos que foram gerados a partir de dados agrometeorológicos disponíveis pelas estações que são monitoradas na região de Ilha Solteira e Marinópolis.
.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características