Ciclo de seminários da AHI: estações agrometeorológicas


O seminário foi apresentado pelo Engenheiro Ambiental Gilmar Oliveira Santos, Mestrando em Sistemas de Produção na UNESP Ilha Solteira. O tema abordado foi "Sistemas de Aquisição de Dados Metereológicos: Sensores e cuidados na implantação". Estavam presentes os integrantes da AHI.

Sabe-se que os avanços tecnológicos tem ocorrido em alta velocidade e isso pode ser visto claramente na área de aquisição de dados metereológicos, que atualmente é realizada através de sensores de última geração, muitos desses recentemente adquiridos pela AHI. Estes sensores são utilizados para de monitorar dados climáticos cada vez mais precisos, sendo usados no cálculo da evapotranspiração, com a finalidade de, com essas informações, auxiliar na otimização da irrigação na região. Os dataloggers em uso atualmente são os Campbell CR23X e foram adquiridos mais sete unidades do CR-1000.


De maneira geral, a metodologia de montagem de uma estação juntamente com os sensores foi demonstrada, sendo ressaltado que, para que ocorra a aquisição de dados confiáveis é de extrema importância a escolha de um local adequado para a implantação da estação metereológica onde ficarão os sensores.

Deve-se também levar em consideração o relevo, a inexistência de interferências como construções e árvores, evitando alterações na leitura da temperatura e umidade por exemplo. Os padrões de cada sensor (como orientação solar, altura de instalação, condições de funcionamento...) devem ser conhecidos e seguidos rigorosamente e para isso todos os materiais necessários para a instalação devem ser organizados antes de ir a campo para evitar imprevistos e perda de tempo.

Posteriormente, foi descrito como deve ser feita a montagem, o uso e os cuidados com a limpeza e manuseio dos sensores utilizados nas estações implantadas pela AHI (precipitação, temperatura, pressão atmosférica, radiação global e líquida, velcidade e direção do vento...), bem como as características, especificações dos mesmos e como os valores adquiridos são utilizados para o cálculo da evapotranspiração e alternativas de correção para a obtenção de dados mais precisos para as áreas irrigadas.


Por último, Gilmar explicou sobre o datalogger CR1000, que foi adquirido e vem complementar a rede atualmente com o modelo CR23X, ressaltnando as características e vantagens vindas do avanços tecnológicos deste, como o diagrama de montagem dos sensores no datalogger que facilita a instalação, os novos meios de transmissão de dados (celular, Internet, via rádio ou módulo de memória), alimentação da bateria por painéis de energia solar (economizando energia), visualização de dados em tempo real, demonstrando maior facilidade em relação ao CR23X.

Os participantes puderam visualizar como se procede a instalação de uma estação e boas dicas práticas, consolidando ainda mais o aprendizado destas novas tecnologias que serão de grande utilidade para a melhora da agricultura irrigada da região!

Por fim, o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez finalizou o seminário com comentários gerais sobre os projetos em desenvolvimento e em que linha de trabalho a AHI vai caminhar e sobre a visita que fez à fábrica da Campbell em Logan - Utah, em dezembro, sendo recebido pelo Presidente Paulo D. Campbell e pelo Diretor Comercial Dennis Andersen e ainda sobre o uso de redes agrometeorológicas para o apoio à agricultura irrigada, como é o caso do CIMIS na California.

Os dados climáticos diários de Ilha Solteira e Marinópolis e informações sobre sensores são disponibilizados gratuitamente e podem ser acessados no canal clima do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ou acessando diretamente o banco de dados.


A Área de HIdráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira está investindo em equipamentos e treinamento como parte da montagem da rede agrometeorológica do noroeste paulista como parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA" de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido com financiamento da FAPESP e FACEPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características